quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Ministro vem ao Cariri para liberar trecho do Cinturão das Águas nesta quinta (20)

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, deve vir ao Cariri nesta quinta-feira (20), para abertura dos testes de envio das águas do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco no Cariri, inaugurada em junho pelo presidente Jair Bolsonaro, alimentando o Cinturão das Águas no Ceará. O projeto faz parte uma integração do rio com o açude Castanhão, no norte do Estado, responsável pelo abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).


As comportas de Jati devem dar início as testes para entrada das águas do São Francisco no trecho emergencial do Cinturão das Águas, após a conclusão do Eixo Norte da transposição. Segundo o ministro, o investimento total do Governo Bolsonaro nas obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf) deve chegar a R$ 5 bilhões.


Bolsonaro esteve no último dia 26 de junho no reservatório Milagres, em Penaforte, para a acompanhar a chegada das águas do “Velho Xico” no Ceará. O momento contou com a presença de aliados políticos e parlamentares do Estado, com exceção do governador Camilo Santana, que não compareceu a solenidade.


Abertura de comportas

O ministro informou que os 5% do Pisf refere-se ao término do trecho que vai levar recursos hídricos até o Rio Grande do Norte, último estado a receber as águas do Rio São Francisco. A obra deve ser entregue totalmente concluída em 2021, após quase 13 anos de obras.


“O que falta, em torno de 5% (das obras), apesar de em termos absolutos ser muito pouco, é preciso um investimento vultoso, porque são obras que precisam ser feitas para transpor obstáculos geográficos relevantes. Por isso, dependem de um maior recurso e de uma velocidade menor para conclusão total das obras de Transposição”, explicou Marinho.

No Cariri, o trecho emergencial Cinturão das Águas está dividido em 5 lotes, dos quais devem conectar o Pisf com o açude Orós até o açude Castanhão. O atual trecho em obras, que inicia no Lote 01 em Jati, segue para o Lote 02 no município de Brejo Santo, que posteriormente passa pelos municípios de Abaiara e Missão Velha, onde serão direcionados para desaguar no Riacho Seco através de aquedutos e seguindo o fluxo dos Rio Batateira e do Rio Salgado para o Castanhão.


Na região metropolitana, os lotes 03 e 04, que estão com 26,46% e 4,26% das obras respectivamente, passam pelas zonas rurais e periféricas das cidades de Barbalha e Crato, já próximo a divisa com Juazeiro do Norte. O lote 05 finaliza o processo na região, onde segue até Nova Olinda e conecta-se com as obras já existentes do cinturão até desaguar no Rio Jaguaribe.


Por se tratar de período de teste, o volume da água será o menor possível para assegurar que não há falhas ao longo do trecho emergencial, como vazamentos, e caso haja, que possam ser corrigidas rapidamente e sem desperdício de água ou comprometimento do canal do Cinturão, afirmou Rogério Marinho.


“A nossa previsão é que possam ser liberados 12 metros cúbicos por segundo”, detalhou o ministro.



*Da redação do Blog do Mateus Silva com George Wilson/Badalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário