quinta-feira, 5 de março de 2020

Guilherme Landim cobra providências em relação a novo atraso em obras da Transposição

Foto: Divulgação/ALCE
Nesta quinta-feira (05/03), em seu pronunciamento na sessão ordinária da Assembleia Legislativa, o Deputado Estadual Guilherme Landim (PDT) cobrou informações sobre um possível atraso na chegada das águas do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco ao reservatório de Jati. Previsto para a segunda quinzena de março, o aporte está ameaçado por conta de um vazamento no reservatório de Negreiros, em Salgueiro (PE). 


O parlamentar, que é presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Transposição na Assembleia, abordou o assunto durante o primeiro expediente da Casa. De acordo com Landim, “o prazo dado pelo Governo Federal não será cumprido mais uma vez. Na melhor das hipóteses, os bombeamentos serão retomados daqui a 60 dias”.

Para o deputado, o cenário faz com que a chegada das águas na barragem de Jati, primeiro reservatório no Ceará a receber as águas do Velho Chico, possa atrasar em até quatro meses, o que confirma a preocupação sobre o abastecimento para o Açude Castanhão não ocorrer ainda neste ano. Landim protocolou requerimento exigindo informações do Ministério do Desenvolvimento Regional sobre as obras complementares de contenção do vazamento em Salgueiro e sobre o novo cronograma de chegada das águas ao Ceará. 

Solução passa por atuação conjunta interestadual

Articulada por deputados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, a Frente Parlamentar Interestadual em Defesa das Obras da Transposição realizará reunião na próxima semana, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Além do encontro, a Frente organiza uma audiência em Brasília com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, a fim de obter soluções para o atraso da chegada águas nos quatro estados.

*Da redação do Blog do Mateus Silva com Camila Freitas/Assessoria de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário