quinta-feira, 5 de março de 2020

Parceria entre Prefeitura de Juazeiro e Unileão garantem funcionamento do Castramóvel

Foto: Divulgação
Parceria entre a Prefeitura de Juazeiro do Norte e o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio – Unileão, vai garantir o funcionamento do Castramóvel. Em reunião realizada nessa quarta, dia 4, a secretária executiva da Saúde de Juazeiro, Glauciane Torres, firmou parceria com Jaime Romero, reitor da Unileão.


A coordenadora do curso de medicina veterinária, Juliana Almeida, também esteve presente na reunião. O castramóvel é um veículo adaptado para realização de castração de cães e gatos e foi adquirido pelo Município no final de 2019 com recurso de emenda parlamentar.

A Prefeitura procurou a instituição para propor a parceria devido a uma série de impedimentos legais que inviabilizam a Secretaria da Saúde de manter o funcionamento do equipamento, como a portaria 2.022/2017 do Ministério da Saúde, que afirma não estar incluído dentro das atividades de controle de zoonoses o controle em massa de populações de animais.

Além disso, a resolução 962 do Conselho Federal de Medicina Veterinária requisita uma estrutura de hospital veterinário e suporte técnico para o pré, trânsito e pós-operatório em caso de unidade móvel de esterilização.

A Unileão disponibilizará os profissionais do curso de veterinária, bem como o hospital veterinário da instituição para esse suporte, agregando o equipamento às atividades práticas do curso.

Nos próximos dias serão definidos os detalhes jurídicos da utilização do veículo para assinatura do convênio, bem como o cronograma e fluxo dos atendimentos.

*Da redação do Blog do Mateus Silva com João Boaventura Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário