segunda-feira, 3 de junho de 2019

Bolsonaro nomeia Ricardo Ness à frente da UFCA por mais quatro anos

Foto: Divulgação UFCA
Em publicação na última sexta-feira (31), no Diário Oficial da União, o presidente Jair Bolsonaro nomeou o professor Ricardo Luiz Lange Ness para assumir mais quatro anos como reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Ricardo Ness era o primeiro da lista elaborada pelo Conselho Universitário do UFCA e já era reitor pro tempore da instituição desde 2016 e um dos principais críticos às medidas de “contingenciamento” de gastos na universidades públicas do país, propostas pelo Governo Federal.

Em fala na Assembleia Legislativa do Ceará no mesmo dia da publicação, Ness foi porta-voz crítico dos cortes em evento realizado sobre o tema, quando o reitor da Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) falava que só possui recursos para manter a instituição em todo o Estado até agosto.

Ricardo Ness é considerado, após pesquisa feita à comunidade acadêmica pelo Conselho Universitário do UFCA, o principal nome para o cargo. Ele já figurava como primeiro na lista de indicação ao presidente da República desde o ano passado. O reitor também é visto como tendo personalidade carismática e que mantém a proximidade com os alunos e docentes da UFCA, quanto ao diálogo acadêmico e melhorias na IES. Sua gestão deve entregar até o fim do ano a ampliação do campus de Juazeiro do Norte e seis novos cursos criados.

No último dia 7 de maio, Ricardo Ness se juntou a comunidade acadêmica de várias instituições do Cariri para tratar sobre os cortes na Educação e os recursos existentes na UFCA, que segundo ele só dispõem até o mês de julho. O reitor explicou que desde 2014 a universidade sofre cortes, que já vêm se preparando desde então para o ocorrido, mas que foram pegos de surpresa com a decisão de Bolsonaro.

Da assembleia decorreu a manifestação e ato públicos em Juazeiro do Norte e vários outros municípios caririenses junto a paralisação nacional, ocorrida no último dia 15 de maio.

*Da redação do Blog do Mateus Silva com informações do O Povo Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário