terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

CARIRI - Prof. Pedro Sávio lança o canal Almanaque Científico no YouTube

A nossa redação recebeu com alegria a informação que o Professor Pedro Sávio lançou seu canal no YouTube.

É o canal Almanaque Científico.

Confira o texto que Sávio nos enviou:

Quando se bebe da fonte do saber, o grande e iminente risco é sentir cada vez mais sede. Seria este um paradoxo, se tal sensação fosse de natureza fisiológica. Em vez disso, beira-se à luz da compreensão quando a urgência em buscar o novo através da exploração da vastidão do universo científico, cresce em função exponencial.

Ainda enquanto professor do saudoso colégio Sabina Gomes de Sousa e do colégio Padre Viana, ambos localizados em Brejo santo – CE, iniciei a vivência de práticas laboratoriais associadas à exposição de conteúdos em sala de aula, como forma de fundamentar as leis, princípios e teorias que dão sustentação aos estudos de caráter científico – muitos destes, abstratos aos olhares imaturos dos alunos – e, nesse âmbito, viabilizar o processo de ensino e aprendizagem.

Há muito, pois, o desejo fugaz de extrapolar os limites físicos e metodológicos impostos pelas paredes das salas de aula me incomodava. Quem me conhece, sabe que uma das tantas características minhas é a impulsividade perante o desconforto. Por isso, era chegada a hora de dá um passo adiante! O momento exigia algo mais!

O projeto de um canal no YouTube foi a saída. Intitulado como Almanaque Científico e gerido por mim, além do professor de Matemática, Felipe Avelino e dos alunos Lucas Simião (2º Ano - EM) e Matheus Brito (1º Ano - EM), todos integrantes do Colégio Paraíso, Juazeiro do Norte – CE, ao qual devemos toda gratidão pelo apoio logístico e estrutural para a realização das gravações das videoaulas, na pessoa do coordenador da área de Exatas, Prof. Me. Leonardo Sousa, esse projeto nasceu com o único propósito de conduzir os internautas à luz da razão, em que ações várias sejam capazes de clarear o horizonte para o vislumbre das maravilhas desenhadas pelas ciências naturais, bem como pela Matemática, para, quem sabe, acabar com o estigma injustamente imposto à disciplinas de Exatas e, por conseguinte permitir que todos, diante do querer, possam experimentar os deleites dessas ciências.

Através de videoaulas, práticas laboratoriais, matérias em ambientes externos como indústrias e eventos científicos, o Almanaque Científico é o espaço criado para quem comunga de todos os anseios por mim sentidos, ora destacados. Este projeto, pois, foi pensado e elaborado em respeito a todos que não perderam ou almejam resgatar o que lhes é visceral, qual seja a curiosidade, podendo, a partir desta, desenvolver o olhar investigativo.

Seja você criança, adolescente ou adulto, o Almanaque Científico é o seu espaço! Afinal, o conhecimento é um bem que nos é oferecido, contudo não é nosso por direito e, portanto, não pode, tampouco deve ser guardado! É preciso propagá-lo para além dos muros das escolas, de modo que toda a sociedade possa ter acesso!
Expresso o sentimento da mais pura satisfação em tê-lo (a) como membro ativo do canal do Almanaque Científico! Muita novidade está por vir!

Acesse agora o link: Almanaque Científico, inscreva-se no canal, ative o sininho, assista os vídeos e deixe seu like! 

Estamos esperando por você na certeza de que juntos poderemos fazer sempre mais e conquistarmos feitos nunca antes imaginados!
       
Profº Pedro Sávio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário