quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Brejo Santo - Escritora Fátima Teles faz homenagem a Chico de Sinésio e a Caldeira do Inferno


Hoje, 20/02/2019 seu Chico de Sinésio comemora seus 77 anos. Confira o texto da escritora Fátima Teles sobre seu Chico e a caldeira do inferno.

Francisco Gomes Feijó ( Chico de Sinésio), natural de Brejo Santo-Ceará, filho do casal Sinésio Gomes e Erundina Feijó de Medeiros,nasceu no dia vinte de fevereiro de mil novecentos e quarenta e dois, completando neste ano de dois mil e dezenove setenta e sete anos bem vividos.

Trabalhou com o senhor José Alves ( Zé Alves) na loja de tecidos e com o senhor José Matias ( Dedé Matias) no comércio de miudezas.

Em mil novecentos e cinquenta e dois o senhor César Siqueira comprou o comércio do senhor Dedé Matias que funcionava no prédio onde está localizada a casa São José do senhor comerciante Carlos Martins ( In memoriam). Lá ele trabalhou até o ano de mil novecentos e sessenta, oito anos ininterruptos de trabalho. No ano de mil novecentos e sessenta ainda trabalhou por três meses na Cidade de Juazeiro do Norte com o comerciante Dedé Matias.

De mil novecentos e sessenta a mil novecentos e sessenta e um foi sócio com o seu pai na bodega até mil novecentos e setenta. O nome do ponto comercial era Ponto chique e o professor José Teles de Carvalho dizia que era "CHIQUE É QUÉ".

O ponto só vendia cachaça, cereais e meladinha.

Em mil novecentos e setenta ele abriu a Caldeira do Inferno.

O Professor José Teles de Carvalho foi o primeiro Presidente do recinto e foi o primeiro Presidente também do Ponto Chique, do mesmo proprietário.

Com a morte do professor José Teles, o senhor Mário Leite assumiu a cadeira de presidente da caldeira, até sua morte.
Hoje o terceiro Presidente da Caldeira é o Dentista senhor José Eudes Tavares Leite ( Zé Eudes) e o Vice presidente é o senhor Artur Napoleão de Araújo Teles, Diretor do Colégio Padre Viana ( Neto do professor José Teles).

O senhor Chico de Sinésio casou-se com Francisca Teles Feijó ( Tica), no dia trinta e um de dezembro de mil novecentos e sessenta e três na igreja Matriz às 21:00.
sua esposa, dona Tica , é sobrinha do professor José Teles de Carvalho.

Do casamento vieram os filhos:

Francisco Gilberto Teles Feijó
Maria das Graças Teles Feijó
Pedro George Teles Feijó
Sinésio Gomes Neto

O senhor Chico de Sinésio  foi um grande carnavalesco, foi fundador de escola de samba junto com outros amigos e era fiel acompanhante do Bloco o Cabeção.

A Caldeira do Inferno já tem cinquenta e oito anos de funcionamento contando com o tempo de bar ( Ponto chique).

A Caldeira é um ponto muito frequentado pela classe média de Brejo Santo. O lugar é conhecido pela cerveja mais gelada da Cidade e o repertório musical. Lá ele deixa tocar música popular brasileira, forró pé de serra , samba e até rock nacional. Os sábados são verdadeiros encontros de amigos de todas as idades.

Na Semana do Município, nas festividades alusivas ao aniversário da Cidade, o sábado é mais alegre e no dia do desfile do Município é muito comum após o desfile os munícipes comemorarem nas mesas do calçadão onde se localiza o bar. O Colégio Padre Viana costuma reunir o grupo da Fanfarra José Teles para beberem em horas descontraídas depois da passagem do desfile.

No final do ano quando os filhos de Brejo Santo voltam ao torrão para festejarem as festas natalinas, a Caldeira é ponto certo de passagem para saborear a cerveja gelada. E no Carnaval, já nas prévias como sábado magro e sábado gordo pela manhã além das marchinhas oferecidas pelo próprio bar, a banda de música municipal sempre faz parada no ambiente para alegrar os foliões da terra.

As paredes do bar tem fotos de muitas gerações de amigos, políticos,etc.

Nas décadas passadas o bar era frequentado exclusivamente por homens, mas neste Século essa cultura vem sendo quebrada. Mulheres já se sentam nas cadeiras do bar e tomam sua cerveja sem problema.

Falar sobre Chico de Sinésio é falar também sobre a caldeira. Um e outro estão interligados pelos laços culturais da Cidade.

Pela Caldeira já passaram atores e cantores famosos como Antônio Marcos, Nelson Gonçalves, Fagner, Falcão, Valdik Soriano ,entre outros.


No ano de 2012 a Jornalista Giovana Teles veio passar uns dias em Brejo Santo e foi até o bar e lá sentou-se no balcão como o seu avô costumava fazer ( Giovana é neta do professor José Teles).


Fátima Teles
Projeto Brejo Santo : Nosso chão, nosso povo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário