terça-feira, 21 de junho de 2022

Ceará tem em média 50 casos de violência contra a mulher por dia

Foto: Jornal Nacional

O Ceará registrou nos de janeiro a maio deste ano 7.568 casos de violência contra a mulher, conforme dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), divulgados pela TV Verdes Mares, na manhã desta terça-feira (21).


Em média, o estado teve nos cinco primeiros meses deste ano 1.513 casos por mês, 50 casos por dia ou dois casos por hora.


Um dos mais recentes ocorreu com a digital influencer e estudante de nutrição Acácia Vasques, que publicou um vídeo no domingo (19) no perfil do Instagram, denunciando uma agressão cometida pelo ex-namorado. A vítima é de Missão Velha, no interior do Ceará, mas o caso foi registrado na Delegacia de Defesa da Mulher de Juazeiro do Norte, no Cariri.


Outro caso é o da mulher que no início deste mês denunciou o advogado Aldemir Pessoa, acusado de matar a empresária Jamile de Oliveira. Segundo a vítima, que também é advogada e se relacionou com Aldemir após a morte de Jamile, afirma que ele “batia e gravava” ela.


Segundo a Secretaria da Segurança, a maioria dos casos de violência contra mulher ocorreram aos domingos (20,16%) e sábados (15,82%). Já em relação aos horários, 34% das ocorrências foram no período da noite e 28,66% no período da tarde.


Denúncias


As mulheres vítimas de violência podem registrar os casos na polícia. Além disso, elas também contam com uma rede de proteção que vão desde o Disque 180 a locais especializados, como a Casa da Mulher Brasileira.


Um desses equipamentos é a Casa da Mulher Cearense Arlete de Souza, em Juazeiro do Norte, que passou a atender a região do Cariri em regime de plantão 24 h desde o início do mês de maio. A ampliação de horário atende a uma antiga reivindicação: que as vítimas de violência fossem atendidas de forma especializada em quaisquer dia e hora, já que os crimes não têm momento para acontecer. O local atende os 29 municípios da Região do Cariri.


Outro ponto de apoio as mulheres agredidas é o Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde (CRM), em Fortaleza, que realiza atendimentos 24 horas todos os dias, inclusive aos fins de semana.



*Fonte: G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário