quarta-feira, 7 de julho de 2021

Com um jogo a cada 2,8 dias, Arena Castelão é o estádio com mais partidas desde a retomada do futebol no Brasil

Foto: Reprodução

Desde que o futebol teve seu reinício, em 13 de julho de 2020, após a primeira paralisação, por conta da pandemia do novo coronavírus, a Arena Castelão já recebeu 127 jogos de futebol de diferentes competições nacionais e internacionais. Ou seja, já são 360 dias de partidas no estádio – o que equivale a um confronto a cada 2,8 dias. Vale ressaltar que, atualmente, o Castelão é o único estádio em Fortaleza apto a receber jogos oficiais de campeonato nacionais e internacionais.


Se for contado apenas o ano de 2021, já são 50 partidas realizadas, com previsão de sediar pelo menos mais 29 outros confrontos da Série A do Campeonato Brasileiro 2021, além de mais dois duelos confirmados pela Série C do Brasileiro desta temporada e um confronto pela Copa do Brasil. Estes números, no entanto, podem aumentar de acordo com o avanço das equipes nas competições.


Só para se ter ideia, o segundo estádio do Brasil com mais jogos no ano de 2021 é o Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), com 34. O Mineirão, em Belo Horizonte (MG), vem logo em seguida, na 3ª posição, com 32.


Com uma agenda de jogos tão intensa (a maior do futebol entre os estádios brasileiros), as condições necessárias para proporcionar um melhor campo de jogo ficam prejudicadas. Mesmo assim, a Arena Castelão tem passado constantemente por uma programação de manutenção, que inclui replantio da grama, corte, adubação, descompactação do solo, entre outros serviços.


Cada tipo de intervenção depende, entre outros fatores, além da necessidade periódica, de um intervalo sem jogos, assim como das condições climáticas adequadas para que esta intervenção tenha o efeito necessário para que o gramado seja revigorado.


O gramado, mesmo diante de um calendário tão apertado, tem apresentado melhora na sua uniformidade e coloração, devido à sequência de intervenções de nutrição que vem sendo feita pela Sejuv (Secretaria do Esporte e Juventude). Contudo, o atual calendário de jogos impede que haja intervalo suficiente para a plena recuperação do gramado, considerando que, em 2021, já houve partidas disputadas em dias seguidos e até dois confrontos em um mesmo dia no estádio.


Os locais mais desgastados são as áreas do campo de jogo, principalmente onde ficam os goleiros, devido à prática de aquecimento no gramado. A Arena Castelão tem, em seus vestiários, local apropriado para aquecimento com grama sintética, o que permitiria aos times utilizar esse espaço, ajudando na melhoria mais rápida do gramado do campo de jogo.



*Da redação do Blog do Mateus Silva com Ascom Casa Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário