terça-feira, 29 de setembro de 2020

Escola de Saberes de Barbalha anuncia simpósio virtual sobre patrimônio e práticas culturais

Foto: George Wilson

A Escola de Saberes de Barbalha (ESBA) e o Laboratório de Espaço, Memória e Cultura Aplicados à Educação (LEMCAE), vinculado a Universidade Regional do Cariri (URCA), sediará o IV Simpósio Nacional sobre Patrimônio e Práticas Culturais. Com o tema central “Patrimônio e Práticas Culturais: Perspectivas transdisciplinares da patrimonialização e dos saberes-fazeres populares”, o evento debaterá aspectos ligados a salvaguarda do patrimônio, vinculado a políticas públicas nas diferentes escalas de poderes, bem como a ligação desses bens materiais ou imateriais ligados as manifestações culturais dos grupos sociais e de seus pertencimentos com os territórios.


O evento será realizado por meio de plataformas virtuais entre os dias 23 a 27 de novembro de 2020. Além da ESBA e do LEMCAE, o evento com colaboradores e parceiros, tais como o Centro Pró-Memória de Barbalha Josafá Magalhães; Secretária de Cultura do Estado do Ceará (SECULT); Geopark Araripe e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN).


A iniciativa do evento deriva do reconhecimento da Festa do Pau da Bandeia de Barbalha em 2017, pelo IPHAN, e da necessidade de elaboração de políticas de salvaguarda e tombamentos dos bens culturais da região do Cariri. O evento reunirá atividades como conferências, mesas redondas, grupos de trabalhos, rodas de conversas (experiências da cultura popular) e apresentações artístico-cultural.


Os participantes poderão se inscrever através do http://cev.urca.br/siseventos/, a partir do próximo dia 13 de outubro, obedecendo ao cronograma de prazos do simpósio. O prazo para envio de trabalhos, no formato de resumos expandidos, será de 13 de outubro a 13 de novembro. As normas para o envio de trabalhos será publicado no site do evento. Maiores informações podem ser esclarecidas junto ao LEMCAE, através do email lemcae.urca@gmail.com.



*Da redação do Blog do Mateus Silva com informações de George Wilson/Badalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário