sábado, 14 de março de 2020

Diocese do Crato orienta fiéis a não dar as mãos e evitar o abraço da paz


A Diocese do Crato se pronunciou sobre a prevenção ao COVID-19 nesta sexta-feira (13). Segundo a Diocese, os fiéis do Cariri devem orar para que Deus elimine o Coronavírus, cumprir os procedimentos de higiene e evitar dar as mãos e o abraço da paz durante à missa. Leia a nota oficial na íntegra:


"Nota da Diocese de Crato sobre a prevenção ao Coronavírus

A graça e paz de Deus nosso Pai, a todos vós, padres, diáconos, religiosas, leigos e leigas na nossa diocese de Crato.

Como vosso pastor, tenho acompanhado, em oração, a repercussão do coronavírus (Covid-19) pelo mundo. O alto número de casos tem posto a Igreja ainda mais em alerta, sobretudo neste tempo em que vivenciamos a Campanha da Fraternidade, cujo tema nos impele à promoção da fraternidade e da vida, como dom e compromisso.

Em primeiro lugar, é importante que elevemos a Deus súplicas e preces na intenção de que Ele elimine do meio do povo essa enfermidade (Ex 23, 25) e inspire os médicos e pesquisadores na descoberta de medicamentos eficazes no combate a esse vírus.

Depois, como medida de prevenção, é necessário seguir as orientações das autoridades de saúde e os procedimentos de higiene, como lavar correta e frequentemente as mãos até a altura do pulso, com água ou álcool em gel, por exemplo. O autocuidado e a responsabilidade social são de grande ajuda neste momento.

De nossa parte, a responsabilidade eclesial paira nos momentos celebrativos. É importante, nesse sentido, evitar dar as mãos durante a oração do Pai-Nosso e no abraço da paz. Basta-nos uma leve inclinação de cabeça e os mesmos sentimentos fraternos ficam mantidos. Já durante a comunhão, como a Igreja prescreve, podemos recebê-la estendendo a palma da mão esquerda, levando-a à boca com a direita, mantendo igual piedade e devoção.

Por fim, observemos também o cuidado em relação às “fake news”, as notícias falsas, compartilhadas para alarmar a população. Devem ser evitadas e combatidas por todos nós. A busca de informações deve ser sempre feita em fontes confiáveis.

Em Cristo, para cuja Páscoa nos preparamos, confiantes e em oração.

Dom Gilberto Pastana de Oliveira
Bispo diocesano de Crato"

Nenhum comentário:

Postar um comentário