segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Verão: Cinco cuidados para proteger a pele das crianças nessas férias

Foto: Divulgação

Durante as férias de verão os índices de insolação, desidratação e pequenas queimaduras aumentam

Com a chegada do verão, os dias ficam mais quentes e as crianças entram de férias, com isso a rotina da família muda um pouco. Nessa época as brincadeira ao ar livre e as viagens para as praias são mais frequentes, consequentemente os pequenos ficam mais expostos ao sol e alguns imprevistos podem acontecer, como insolação, desidratação e pequenas queimaduras.


Como as crianças são mais sensíveis que os adultos, o cuidado dos pais deve ser redobrado no verão.  Para que a família aproveite os dias quentes e sem grandes complicações, a dermatologista, Renata Gonçalves, listou 5 cuidados com os quais os pais devem ficar atentos. Confira:

1 - Proteção Solar
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 70% das radiações solares que irão causar câncer de pele foram recebidas na infância. Por isso, em dias ensolarados ou nublados, o protetor solar será o melhor amigo do seu filho. O produto deve ser aplicado diariamente e reaplicado a cada duas horas ou sempre que a criança entrar em contato com a água.

2 - Proteção Física
No caso dos bebês, o cuidado deve ser redobrado. “Como o uso de protetor solar é contraindicado antes dos seis meses de vida (por causa da pele sensível e do risco de alergia), os pais devem abusar de roupas com fatores de proteção solar, bonés e chapéus para os pequenos”, alerta a dermatologista.

3 - Evitar os horário mais quentes
A pele das crianças é muito sensível e uma pequena quantidade de raios ultravioletas já é o suficiente para queimá-la, por esse motivo o ideal é evitar exposição ao sol entre às 10h e 15h, principalmente na nossa região onde temos grande incidência solar.

4 - Alimentos ricos em vitamina C e betacaroteno
Alguns alimentos ajudam a intensificar a proteção ao sol, principalmente os que possuem vitamina C e betacaroteno, um nutriente responsável em melhorar o sistema imunológico e a pele. Eles podem ser encontrados em frutas como o mamão, a laranja, a  melancia, entre outras. “Esses alimentos funcionam como antioxidantes, que ajudam a prevenir os danos do sol e servem como uma proteção natural da pele”, explica Renata.

5 - Hidratação da pele
Após um banho de piscina, de praia ou até mesmo uma volta ao ar livre, é importante manter a pele sempre hidratada, ingerindo bastante líquidos e utilizando produtos na pele como hidratantes, isso evita que a pele fique mais ressecada.


*Da redação do Blog do Mateus Silva com Saulo Motta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário