quarta-feira, 19 de junho de 2019

Brejo Santo se despede de uma das suas maiores reservas morais; por Miran Basílio


Foto: Arquivo CDL Brejo Santo

O Advogado e Historiador Miran Basílio, enviou para a nossa redação um texto que fala da biografia do Sr. Ivan Leite Landim; confira


Faleceu nesta urbe, aos 85 anos, 04 meses e 09 dias, o cidadão íntegro IVAN LEITE LANDIM. Natural desta urbe, nascido aos 10 de fevereiro de 1934. 


FAMÍLIA
Membro das tradicionais Familias do Cariri, especificamente, do tronco dos terèseos do Sítio de Santa Tereza de Missão Velha e, da família Leite de Moura de Brejo Santo. Era neto paterno de Antonio Joaquim Landim e Ana Maria de Jesus, e, materno de Alexandre Pereira de Moura e Maria Leite de Moura. Era trineto do Capitão Antonio Leite Rabelo da Cunha         ( patriarca da Familia leite em Brejo Santo).
Filho de João Landim da Cruz ( Ex vereador d Brejo Santo ) e, de Joana Leite de Moura. 

Irmãos:
José Leite Landim ( Técnico em Farmácia, comerciante e ex prefeito de Missão Velha ); Wanderley Leite Landim ( Advogado e Juiz do Trabalho aposentado ), Maria Leite Landim     ( do Lar ), Irene Leite Landim ( comerciária ), Inez Leite Landim ( professora e ex diretora da escola Joaquim Basílio), Ivani Leite Landim ( funcionária Pública e professora aposentada ), IN MEMORIAN: Clodoaldo Leite Landim,( comerciante ),Luiz Leite Landim e Francisco Leite Landim. 

Unido em Matrimonio aos 05 de dezembro de 1954  com TEREZINHA LUCENA CABRAL, ela filha de João Inácio de Lucena ( Ex Prefeito por duas Vezes de Brejo Santo ) e de Antonia Gomes Cabral, esta, neta de Lourenço Gomes da Silva ( primeiro Prefeito de Brejo Santo ) e sobrinha do Coronel Basílio Gomes ( ex Prefeito e Fundador de Brejo Santo). 

Constituiu o casal, IVAN e TEREZINHA a seguinte prole:
> DR. WELINGTON – In memorian -, Médico, formado pela Universidade Federal de Pernambuco,  Prefeito de Brejo Santo de 1989 a 1992, Deputado estadual e Presidente da Assembléia Legislativa do E stado do Ceará. Casado com Gislaine Sampaio, ex primeira dama e ex deputada estadual.

> Dra. WELINADJA – Odontóloga, formada pela Universidade do Ceará, Atual Diretora da Policlinica especializada José Gilvan Leite    Sampaio. Casada com Dr Haroldo Miranda, médico.

> Dr. WELILVAN – Médico, Formado pela Universidade Federal do Ceará., Professor da UFCA, especialista em Cirurgia Geral, endoscopista e Diretor do Hospital Geral. Casada com Dra Diana Alves, enfermeira coordenadora do Hospital Geral.

> Dr. WIDER – Médico, Formado pela FESP – Fundação de Ensino Superior de Pernambuco ( atual UPE ),, com especialidade em Pediatria, diretor do Hospital Geral de Brejo santo e Hospital Infantil Menino Jesus. Ex Prefeito de Brejo Santo por duas gestões. Casado com Dra Elaine Bringel, Médica pediatra.

>Dr. WERBET – Médico, formado pela FESP – Fundação de Ensino Superior do Pernambuco, hoje UPE, com especialidade em Anestesia, atuando no Hospital Geral de Brejo Santo  no estado de Pernambuco, Municipio de Salgueiro. Casado com Dra Soraia Forjano, Médica.

> Dra TEREZA – Farmacéutica,/Bioquimica, formada pela universidade Federal de Pernambuco, atuando e dirigindo o Laboratório do HGBS. Atualmente, Prefeita de Brejo Santo. Casada com José Norberto, administrador e secretário de finanças do Município.

> Dra WERGILA – Médica, formada pela FESP, Fundação de Ensino Superior do Pernambuco ( atual UPE ), com especialidade em Ultrassonografia, atuando no HGBS, UDI e região. Casada com Dr. Eduardo, engenheiro civil.

> IVAN JUNIOR – Comerciante. Casado com Cristiane, Assistente Social.

Netos:
> GUILHERME ( Médico, ex prefeito de Brejo Santo por duas gestões, atualmente Deputado estadual.)  >  Dr. WELINGTON FILHO ( Advogado) >- Dr GILVAN  ( Médico, especialista em Ortopedia e Traumatologia) > Dra.   BÁRBARA ( Médica, especialista em cirurgia Vascular). -  >Dr Haroldo ( Médico Especialista em Radiologia), > Dra Weline ( Médica, especialista em Radiologia ), > Dr Wesley ( Médico, especialista em Psiquiatria ), > Dr Rafael ( Médico,com especialidade em anestesologia, com especialidade em anestesia),   >Dr MATEUS ( Médico, residente em Clínica Médica), >DR DAVI ( Médico ),> DR DANIEL ( Médico,residente em cirurgia), >DR Dr.NORBERTO(Médico, residente em Traumatologia e Ortopedia), >PEDR IVAN ( Acadêmico  de Medicina), >JOÃO GABRIEL ( estudante ), >DR DANILO ( Médico, especialista em Ultrassonografia ), >DR WIDER FILHO ( Médico,especialista em Radiologia),> DR FELIPE ( Médico, residente em clínica médica)> DRA CAROL ( Médica, especialista em Ginecologia e Obstetícia ),> EDUARDO ( Estudante de odontologia ), >ISABEL ( Formada em Educação Física ),>  DIOGO (acadêmico de Medicina),>  VITOR ( Estudante de Medicina),> MARIANA ( estudante de medicina), > BRUNO (I Estudante ),> DRA YANNE ( Farmaceútica ),> IVAN NETO ( Acadêmico de farmácia),> IVNA ( Estudante ).

Bisnetos:
Lívia, Guilherme Filho e Laura, Pedro Erick e Isadora,  Levi e Luiza, Liz e Luma e Welington Neto.

INFÂNCIA E PROFISSÃO
Època das brincadeiras com amigos, de liberdade de morar em cidade muito  pequena, onde se podia a época, caçar pássaros e bichos, tomar banho de açude, jogar bola em qualquer canto improvisado, saborear mel de cana de açúcar nos Engenhos, ou então,  INFÃNCIA em que a criança só estuda, se preparando para o futuro. 

Pois bem, meus senhores, essa infância IVAN LANDIM não teve. Exatamente aos nove anos de idade, deixou de botar água da fonte cacimbinha e de carregar lenha para residência de seus pais,  para iniciar no trabalho em lojas de tecidos que pertenciam a Antonio Madeiro e Neco Leite, em seguida, rumou para trabalhar na FARMÁCIA DE VICENTE DENGUINHO, da qual sempre foi muito grato.

Embora IVAN LANDIM gostasse mais da Loja de Tecidos do que a Farmácia, ele, muito dinâmico, aprendeu a profissão de farmacêutico com todas as forças de sua juventude. À época, era uma responsabilidade imensa exercer a profissão de farmacêutico, pois tornava-se o próprio médico na região, pois existia a escassez de Médicos e hospitais. IVAN LANDIM preparava remédios artesanais, aplicava injeções, imobilizava braços quebrados, aplicava medicamentos para mordidas de cobras, crupe, coqueluche, suturava ferimentos e medicava crianças, mulheres, homens  adultos e idosos, dava assistência nos sítios e na cidade. Aonde houvesse enfermos, lá estava ele, inclusive dormindo algumas horas nas casas em que se aplicava penicilina de horário.

Com o surgimento do primeiro Médico oriundo de Porteiras, IVAN LANDIM passou a auxiliá-lo nos partos e nas jornadas noturnas de atendimentos HERÓICOS DE DR MIRANDA TAVARES.

Farmácia era o único lugar de se buscar ajuda de saúde para todos ao males e mesmo depois da implantação de hospitais, as noites de sono de Sr Ivan eram interrompidas para despachar remédios para aliviar as dores, a febre,a insônia ou o mal estar dos conterrâneos brejo-santenses e da região.

Pela Farmácia passaram colaboradores importantes da vida comunitária de Brejo Santo, tais como José Araújo, Rosa Quental,Socorro Inácio, Wilton celião, Antonio Mendes Vasconcelos, Socorro Zábulon, Aurenice Leite, Zé de Elvira, Miudinho, Itamar Cabral, João Bastos, e tantos outros.

A FARMÁCIA de Seu Ivan tornou-se um Ponto Social de Brejo santo, pois diariamente, era local de encontro da sociedade de Brejo Santo onde podia-se se discutir Política, Futebol, religião, Cultura, namoro e tantos outros assuntos pertinentes a época.

Seu IVAN LANDIM não teve tempo de estudar na infância e adolescência, iniciou seus estudos concomitante com os filhos, concluiu o Ginasial pelo Colégio Padre abath e o ensino Médio pelo Colégio Padre Viana. Muitos anos depois, viu-se novamente   obrigado a estudar para garantir o funcionamento de sua farmácia sob sua direção, então fez o curso oficial de farmácia da UFC, concluindo com louvor e obtendo o título de farmacêutico prático que lhe garantiu o comando de seu estabelecimento sob sua responsabilidade técnica por mais de 50 ( Cinquenta ) anos.

DEMAIS DESTAQUES DESSE ABNEGADO CIDADÃO
IVAN LANDIM.

Além desse médico comunitário primitivo, FOI UM ENTUSIASTA PELO PROGRESSO DE BREJO SANTO. Foi um dos FUNDADORES e dos primeiros presidentes do Brejo Santo União Clube. Foi fundador do LIONS CLUB na nossa cidade, tratava-se de uma entidade muito atuante e quando presidente inaugurou a escola Rosa Roberto no bairro Serrote, hoje Alto da Bela Vista. Foi também diretor do Clube de diretores lojistas de Brejo Santo e presidiu a entidade por 13 ( treze ) anos.

Mesmo muito atarefado com as lidas profissionais e com o Zêlo com tinha pela família, sempre deu mostras de um grande empreendedor, ampliando a venda de REMÉDIOS para JÓIAS, RELÓGIOS e ELETRODOMÉSTICOS, fundando a LANDIM MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS.

Também, vale se registrar que  enfrentou a agricultura com o seu cunhado Pedro Chicote em uma gleba de Terra de sua propriedade no sítio Baixio do Boi. Ainda adquiriu  uma propriedade no sítio São Bento. Por último adquiriu por compra a Pedro Rufino, pelo valor de 15 milhões de cruzeiros,  uma propriedade no JUÁ, hoje Bairro São Francisco.No mesmo ano, fez plantio de algodão branco e saldou o dinheiro da compra. Nesta propriedade, fez doação do terreno para construção da escola João Landim da Cruz e vendeu parte para construção do Fórum Plácido Aderaldo castelo.

Como cidadão ligado à vida comunitária de nossa terra, participou da política com paixão pelo seu partido, mas sem radicalismo e com diálogo, tendo sido presidente da antiga ARENA, do PTR, PFL e do PSDB. 

Participou das festividades Religiosas de Brejo Santo, em especial a festa do sagrado Coração de Jesus, movimentando todos os comerciantes da cidade que doavam suas prendas em prol da melhoria do patrimônio do coração de Jesus.

Sr IVAN LANDIM  que  substituiu a sua INFÃNCIA E ADOLESCÊNCIA pelo trabalho, que não usufruiu do LAZER em sua adolescência, foi um Homem sem frustações, sem rancor, um amoroso irmão, pai exemplar e mantenedor filho.
Sr IVAN LANDIM destacava-se pela maneira com educou seus filhos, pois “DETINHA UMA CRENÇA INABALÁVEL NO PODER DA EDUCAÇÃO”. Católico praticante, sempre buscou viver os direcionamentos da fé, da ação e oração, compartilhado com a familia. Sr IVAN é exemplo da geração dos amigos Carlos Martins, Nezinho Madeiro, Antonio Mangueira, Zé Lucena, Amadeu Reinaldo, Quintino Epitácio, Argemiro Matias, Expedito Denguinho, Emilio Salviano, Pedro Tavares, Juarez Sampaio, Mário Leite e tantos outros QUE FIZERAM DA EDUCAÇÃO O MAIOR LEGADO PARA SEUS FILHOS.

SR IVAN LANDIM   soube educar a família, mas também o destino lhe favoreceu com uma esposa detentora de virtudes elogiáveis, Dona TEREZINHA, Mulher Guerreira, Forte, destemida, mãe extremosa, Companheira FIEL e INSEPARÁVEL. Com o apoio irrestrito de Dona Terezinha, a Educação dos filhos se tornou mais fácil e eficiente. 

Bem se sabe atrás de um grande homem existe uma grande MULHER. Torna-se prazeroso o comentário do Amigo Armiro Matias que certa feita, numa boa prosa em visita a  seu Ivan, disse o seguinte:” IVAN, FOI   UM HOMEM DE MUITA SABEDORIA E SORTE, POIS NA VIDA POLÍTICA, TEVE TRÊS FILHOS PREFEITOS DE BREJO SANTO, E MAIS UM FILHO, UMA NORA E UM NETO DEPUTADOS”.

Foram anos difíceis para se chegar a concretizar o sonho do casal, EDUCAR A FAMILIA. Seu Ivan e Dona Terezinha, conseguiram esta grande e inusitada vitória educacional. Mas seu Ivan não parava somente por ai.... Construiu a POLICLINICA MÉDICA ESPECILIZADA, um belo espaço de trabalho para seus filhos, que esplendida visão de futuro. 

Graças ainda ao seu dinamismo, persistência e empreendedorismo, Sr IVAN LANDIM, IDEALIZOU E CONSTRUIU O HOSPITAL GERAL DE BREJO SANTO,  com a ajuda dos sócios Pedro Tavares, Aldênio Moreira, Manoel Novais, Haroldo Miranda, Dr. Chico Furtado e de seus filhos. Hoje, a Instituição Hospital Geral de Brejo Santo Deputado Welington landim, é modelo de Instituição de saúde para toda a região.

Num ato de bravura e convicto de que era necessário que  o progresso e a tecnologia chegassem mais rápida a sua cidade, implantou o primeiro posto telefônico local de Brejo Santo, através da iniciativa privada. Destaca-se também, como morador antigo da rua santa Terezinha, juntamente com alguns amigos, construiu o calçamento daquela artéria em paralelepípedo. Que belo exemplo deste homem progressista.
SEU IVAN LANDIM foi um homem de larga visão, grande tirocínio e discernimento, capacidade invulgar de um cidadão íntegro, de olhos postos na grandeza de sua terra, democrata por natureza, além do espírito ordeiro e pacífico do qual era possuídor. Detinha de forma invejável o poder de direção, a mentalidade aberta, o empreendimento e realização largos e  a iniciativa fecunda. 

Seus exemplos magníficos de Cidadão de Bem, honrado e digno, que saboreou as conquistas pela força propulsora do Trabalho, fê-lo um ícone ao meio social, imortalizando-se pelas suas abnegadas ações, uma história  digna de aplausos que deverá ser exemplo dignificante  para esta e pôsteres gerações. 

Sua magnânima Trajetória de Vida,  resumi-se nas sábias palavras de Santo Agostinho: “AMAR, PRODUZIR E FAZER O BEM”.

Dr. Miran Basilio
Advogado/Historiador
Hoje 19/06/19

Nenhum comentário:

Postar um comentário