O evento aconteceu com a participação de representantes de instituições nacionais e internacionais, como o Presidente da Rede Global de Geoparques, Nikolas Zouros, a partir da Grécia, Artur Sá, de Portugal, e o Professor Patrício Melo, presidente do Comitê Científico do Geopark Araripe. Também participaram, de forma virtual, o Ministro das Relações Exteriores e presidente do Instituto Guimarães Rosa, Antônio Nakata, o Ministro Conselheiro da Embaixada do Brasil na França, Eduardo Cançado de Oliveira.
Estiveram presentes no auditório, a Secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Professora Sandra Monteiro, representando o Governo do Estado, o Secretário Nacional de Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda, o Reitor da URCA, Professor Carlos Kleber de Oliveira, o diretor do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, Allysson Pinheiro, além da vice-reitora, Professora Socorro Vieira, o Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, o vice-prefeito de Santana do Cariri, João Paulo, e o Reitor da UFCA, Silvério Freitas, além da Professora Jeanne Sidrim, Presidente da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico do Cariri (FUDETEC).
O material representa um feito considerado inédito para a paleontologia brasileira, tendo em vista a quantidade de fósseis repatriados, cerca de 2,5 toneladas de material, o maior volume de fósseis já repatriados no Brasil, translado realizado através doo Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).
Novo Museu de Paleontologia
Na ocasião, o secretário Inácio Arruda, tendo em vista a relevância mundial do patrimônio fossilífero da Bacia do Araripe, anunciou a construção de um novo Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, para que possam ser abrigadas todas as peças do acervo que atualmente se encontram no equipamento. Para isso, já vem sendo avaliado um terreno para a edificação do novo espaço, em Santana do Cariri. O Museu foi criado pelo ex-reitor da URCA, período em que foi prefeito em Santana, Plácido Cidade Nuvens, posteriormente cedido para a URCA, atual administradora do equipamento.
*Fonte: URCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário