O presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Samuel Pantoja Lima, fará nesta segunda-feira, 2 de outubro, uma palestra sobre as transformações do mercado e o futuro da profissão de jornalista, às 19h, no Auditório Beata Maria de Araújo, no Campus da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em Juazeiro do Norte. A palestra irá abrir oficialmente a programação da sétima Semana de Jornalismo do Cariri, evento organizado pelo curso de Jornalismo da UFCA com uma série de palestras, oficinas e minicursos gratuitos e abertos ao público. Os interessados podem se inscrever, por meio de formulário eletrônico, até 17h desta segunda-feira ou presencialmente, a partir das 18h30, diretamente no local. Todos os participantes inscritos receberão certificado emitido pela instituição.
Na Semana de Jornalismo do Cariri, Samuel Lima vai apresentar alguns resultados da Pesquisa Perfil do Jornalista Brasileiro 2021, estudo realizado com cerca de sete mil profissionais de todo o país, que aponta as principais características dos jornalistas, como são suas condições de trabalho e o que mudou nos últimos dez anos, quando a primeira edição da pesquisa foi realizada. Além de presidir a SBPJor, ele também é pesquisador do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS/UFSC) e do Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro/UFSC), além de professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Na quarta-feira (4), egressos do curso de Jornalismo da UFCA irão compartilhar suas experiências na área e desafios enfrentados pelos jovens profissionais, em uma roda de conversa sobre o mercado cearense. Outra presença confirmada no evento é a da jornalista Inês Aparecida, uma das principais vozes do podcast "As Cunhãs", que, desde 2020, aborda assuntos políticos do Ceará e do Brasil. Ela vai participar na quinta-feira (5), às 19h, de um debate sobre formas de se reinventar na profissão.
Oficinas e minicursos
Além das palestras e debates, a sétima Semana de Jornalismo do Cariri abriu vagas para diversos minicursos e oficinas, como edição de vídeo, produção de documentário, cinema com celular e práticas de jornalismo feminista, todos abertos ao público, que serão ministrados por estudantes e profissionais convidados. Para participar é necessário se inscrever em cada formação até 17h desta segunda-feira (2). A relação completa de oficinas e minicursos está disponível no site do evento.
Confira a programação
02/10 - Segunda-feira
19h - Abertura do Evento
Local: Auditório principal da UFCA - Beata Maria de Araújo
Tema: Outro jornalismo é preciso: desafios que se impõem à profissão
Palestrante: Samuel Pantoja, presidente da SBPJOR
03/10 - Terça-feira
14h às 16h e das 18h às 22h
Oficinas e Minicursos
04/10 - Quarta-feira
14h às 16h - Oficinas e Minicursos
19h - Encontro com Egressos
Local: Auditório principal da UFCA - Beata Maria de Araújo
Tema: E depois da UFCA? O mercado de comunicação do Jornalismo no Ceará
05/10 - Quinta-feira
14h às 16h - Oficinas e Minicursos
19h - Palestra com a Jornalista Inês Aparecida ("As Cunhãs")
Local: Auditório principal da UFCA - Beata Maria de Araújo
Tema: Jornalismo sempre presente: (re)inventar a profissão
06/10 - Sexta-feira
16h - Lançamento das produções de "Oficina de texto"
19h - Festa de encerramento
Apresentação musical de Carla Ribeiro
Assessoria de Comunicação:
Agência Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário