O secretário nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Giuseppe Vieira, e o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SRH, Ramon Rodrigues, visitaram, na última sexta-feira (31), a barragem Jati e o Cinturão das Águas do Ceará (CAC), ambos na Região do Cariri. Participaram também da visita técnica representantes da Sohidra e da Cogerh.
Durante a inspeção técnica, o secretário nacional Giuseppe Vieira anunciou o repasse de R$ 50.000.000 ,00 (cinquenta milhões de reais), ainda durante o início do mês de abril, para o restante das obras do CAC. Atualmente, as obras do Cinturão das Águas se encontram com 73%. O trecho emergêncial, que garante transferência de água da Barragem Jati para o Açude Castanhão, já foi concluído e inaugurado. Os lotes 03 e 04, que vão garantir a segurança hídrica da Região do Cariri, ainda estão em fase de obras.
O secretário executivo da SRH, Ramon Rodrigues, avaliou a visita. “Esse processo de inspeção das obras é muito importante para o Ministério e para os Estados, que conseguem apresentar a obra em termo de evolução técnica. Teremos, ainda neste primeiro semestre, a visita do Presidente da República as obras do Nordeste, e o Cinturão das Águas é uma das obras eficientes e que ajuda na segurança hídrica do Estado”.
Todo o projeto do CAC tem 145,2 km de extensão, compreendendo segmentos de canal a céu aberto, túneis e sifões. A obra é a principal estrutura em construção que leva a água do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco ao Ceará.
Além da capital e Região Metropolitana, também receberão as águas do CAC 24 cidades localizadas entre a Barragem de Jati e a Travessia do Rio Cariús, atendendo mais de 560 mil pessoas.
*Da redação do Blog do Mateus Silva com Ascom SRH
Nenhum comentário:
Postar um comentário