quinta-feira, 28 de julho de 2022

Procon entra na Justiça contra cobrança na área de embarque do Aeroporto de Fortaleza

Foto: Divulgação

O Procon Fortaleza entrou na Justiça, na tarde desta quarta-feira (27), contra a medida de cobrança de veículos na área de embarque e desembarque no Aeroporto de Fortaleza. Além disso, solicitou também que a Justiça suspenda as obras de instalação das cancelas nas vias que dão acesso ao terminal.


A Fraport Brasil informou que não tem ciência alguma sobre o fato e que não recebeu notificação.


Conforme a Fraport, veículos poderão ficar estacionados na área de embarque e desembarque por até 10 minutos, sem qualquer cobrança. A partir desse período, será cobrada uma taxa de R$ 20 para 10 minutos no local.


A Ação Civil Pública é movida contra a Fraport Brasil, empresa que administra o aeroporto. "Caso seja caracterizada infração às normas de defesa do consumidor, a empresa pode sofrer várias medidas a serem tomadas, desde o ajustamento de conduta e aplicação de multas, que pode chegar a pouco mais de R$ 15 milhões, e ainda a interdição do local", diz o Procon, em nota.


'Argumento frágil'

O Procon Fortaleza afirmou nesta quarta-feira (27) que o argumento utilizado para cobrar pelo uso da área de embarque é frágil.


"Na resposta, a Fraport alega a necessidade de organização do espaço", diz um trecho da nota do Procon.


Conforme a empresa, a cobrança é necessária para organizar o uso do espaço. "Desde quando para organizar algo é preciso cobrar por isso?", questiona Eneylândia Rabelo, diretora do Procon.


A Fraport diz ainda que a medida já é aplicada em aeroportos de outros países.


Ainda segundo a Diretora, as vias que a empresa instalou cancelas e portões são de circulação livre, já sendo utilizadas pelos fortalezenses, há décadas, por passageiros de transportes individual e coletivo.


"Não basta chegar e querer impor taxas. Tem que respeitar o uso e os costumes da cidade", desabafou Eneylândia, que não descarta medidas mais enérgicas contra a cobrança.



*Fonte: G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário