O dia 20 de junho não vai ser facilmente esquecido por Maria Clara dos Santos, moradora de Nova Olinda. Prestes a completar 8 anos, a pequena visitou a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará) situada em Juazeiro do Norte. Ao acompanhar as redes sociais, a menina, diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA), demonstrou interesse crescente pelo trabalho dos socorristas a ponto de seus familiares começarem a perceber avanços em seu aprendizado.
Movida pela curiosidade da filha, Suelia Vila Nova entrou em contato com o condutor Valdez Cardoso. O objetivo era assegurar à Clara a oportunidade de ver, de perto, a atuação das equipes emergencistas.
O pedido foi reforçado por uma indicação do terapeuta ocupacional que acompanha a criança pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em documento assinado em 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, João Jorge de Souza Neto assegurou que a visita seria importante. “Vai facilitar seu desenvolvimento neuropsíquico e cognitivo”, defendeu o profissional.
A história chegou ao conhecimento do coordenador da Unidade Macrorregional de Juazeiro do Norte, Marco Rulim. O médico concordou e, imediatamente, deu início aos preparativos para receber Maria Clara, incluindo a confecção de um fardamento especial e adequado ao seu tamanho.
Nesta segunda-feira (20), a presença da pequena representou a primeira visita de uma criança à Central de Regulação de Urgências (CRU) do Samu 192 Ceará em Juazeiro do Norte em oito anos de funcionamento. Ao conhecer a base, Maria Clara viu de perto uma das ambulâncias, entrou no veículo e conheceu a estrutura disponibilizada. Devidamente uniformizada, foi possível, ainda, dar uma volta na viatura, encantada com o som do giroflex. “Recebê-la é um motivo de gratidão e de reconhecimento a todos os profissionais que fazem o Samu 192 Ceará”, destacou Rulim.
O condutor socorrista Valdez Cardoso, intermediador da ocasião, registrou o próprio sentimento. “Trazer a Maria Clara hoje foi a mesma emoção do primeiro dia de trabalho no Samu 192 Ceará. Estava mais ansioso do que a criança por essa visita”, contou.
*Com Ascom Samu 192 Ceará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário