terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Hemoce fecha 2021 com mais de cem mil doações de sangue recebidas

 

Foto: Ascom Hemoce

O ano de 2021 foi marcado por desafios e conquistas para o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Mesmo em meio à pandemia de Covid-19, o hemocentro recebeu, no ano passado, mais de cem mil doações de sangue, mantendo estável o atendimento transfusional em todo o Ceará. O Hemoce enviou, ainda, bolsas de sangue para outros estados brasileiros que tiveram seus estoques impactados pelo agravamento do período pandêmico, sendo, inclusive, destaque no plano de contingência de sangue do Ministério da Saúde (MS). Na área de Hematologia, o Hemoce também teve conquistas e cadastrou cerca de 12 mil pessoas como possíveis doadores de medula óssea.


O hemocentro cearense recebeu, no ano passado, 102.658 bolsas de sangue, o que representa um aumento de mais de 10% se comparado a 2020, ano em que o equipamento recebeu 92.524 doações. O sangue doado no Hemoce beneficia pacientes que necessitam de transfusão em cerca de 500 unidades de saúde espalhadas pelos 184 municípios do Estado.


O auxiliar de engenharia Antônio Raul, 23, é um dos voluntários que, em 2021, contribuiu para ajudar a salvar vidas doando sangue. Ele realiza o gesto altruísta com regularidade no posto de coleta do Hemoce na Praça das Flores, em Fortaleza, e considera que a ação é essencial para ajudar quem mais precisa. “Realizei minha primeira doação de sangue em 2018, depois fiquei inapto por um período e ano passado retornei com as doações. Realizar esse gesto de solidariedade foi a maneira que encontrei de ser útil e conseguir ajudar pacientes que estão nos hospitais precisando de transfusão. Sempre que posso estou convidando pessoas próximas a também estarem doando”, afirma o jovem, que já completou sua quinta doação.


Diante da pandemia do coronavírus, o Hemoce adotou várias medidas sanitárias para continuar recebendo os voluntários com segurança. O apoio, a solidariedade e o compromisso da população cearense foi um dos diferenciais que ajudaram o hemocentro a manter, durante os 12 meses do ano, o estoque sempre dentro da margem de segurança transfusional, chegando, inclusive, a enviar 1.253 bolsas de sangue para outros estados do País, como São Paulo, Alagoas, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pernambuco, que tiveram seus estoques afetados.

“Nós que fazemos parte do Hemoce só temos a agradecer a todos os doadores voluntários do estado do Ceará, que permaneceram com a solidariedade em dia e ajudaram a salvar vidas durante o ano inteiro. Queremos agradecer também a todos os parceiros que contribuíram e incentivaram a doação de sangue e o cadastro para doação de medula óssea. Desejamos a todos um 2022 repleto de solidariedade, amor e doação. Esperamos que, neste novo ano, as doações possam continuar acontecendo com regularidade”, diz Nágela Lima, coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce.


Sangue raro

O Hemoce garante à população, há mais de oito anos, o serviço especializado de identificação de pessoas com tipos sanguíneos raríssimos. O Banco de Sangue de Doadores Raros do Hemoce fechou o ano de 2021 com 216 doadores que apresentam diferentes tipos sanguíneos raros no mundo. No ano passado, a unidade enviou 27 bolsas de sangue raro para outros estados, atendendo a solicitações do Ministério da Saúde. O Hemoce já encaminhou uma bolsa de sangue para Colômbia, sendo o primeiro hemocentro do Brasil a direcionar o material para outro país.



*Da redação do Blog do Mateus Silva com Ascom Hemoce. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário