quinta-feira, 29 de abril de 2021

Câncer de mama se torna o mais comum no mundo; Ceará registra aumento de 40% nos casos em 10 anos

 

O número de novos casos de câncer de mama em 2020 representou 11,7% do total de todos os diagnósticos da doença no ano e superou o câncer de pulmão, que até então afetava o maior número de pessoas. Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou relatório com novos dados: já são mais de 2,3 milhares de diagnóstico em 2020.


De acordo com a Agência Internacional para a Investigação do Câncer, da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020 foram diagnosticados mais de 2,2 milhões casos de câncer de mama.


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2020, no Brasil, foram confirmados 66.280 novos casos. Dados de um levantamento feito por pesquisadores da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional do Ceará (SBM) e do Grupo de Estudos em Oncologia (Geeon), entre 2009 e 2018, mostram que os casos de câncer de mama no estado registraram aumento de 40% nos últimos 10 anos, uma alta de 9,98 para 15,92 por 100 mil mulheres.


Na região do Cariri, a Medimagem já é referência também pelas ações de responsabilidade social para promover acesso de pessoas carentes aos exames de imagem de forma preventiva das doenças graves, como câncer.


Nos últimos dias foram distribuídos mais de vinte exames de imagem, entre Ultrassonografista e Mamografia, para realização gratuita através da parceria com o Grupo Bonitas Cariri. Mulheres carentes que precisam fazer exames de mama e não tem condições de pagar estão no perfil das beneficiadas pela ação social.


Outros 10 exames foram ofertados às mães de crianças assistidas pelo Instituto de Apoio à Criança com Câncer (IACC). “Sempre buscamos apoiar a causa e, desde o início da clínica, nossa maior campanha sempre é a do Outubro Rosa, e vimos isso como uma oportunidade de incentivar o autocuidado da mulher em outros meses do ano”, reforçou a administradora da Medimagem Cariri, Laís Luna.


Algumas das razões para que o câncer de mama tenha se tornado de maior incidência pode estar relacionado, segundo especialistas, a fatores sociais como: o envelhecimento da população, a maternidade tardia, obesidade, sedentarismo, alcoolismo ou dietas inadequadas.



*Da redação do Blog do Mateus Silva com Assessoria Commonike.

Nenhum comentário:

Postar um comentário