terça-feira, 9 de março de 2021

Governo do Ceará inicia cadastro para grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19

Foto: Diego Sombra/HSJ
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), disponibiliza, a partir desta segunda-feira (8), o cadastro da vacinação contra a Covid-19 para as pessoas incluídas nos grupos prioritários da imunização. A nova ferramenta está disponível na plataforma Saúde Digital e tem integração de dados e informações com os municípios cearenses que aderirem ao sistema.



Arte Gráfica/Francisco Oliveira


Idosos a partir de 75 anos que não foram vacinados e profissionais de saúde, sejam da linha de frente ou não no combate a pandemia, também podem realizar a inscrição. A imunização seguirá o calendário de cada cidade. Caso a pessoa não se encaixe na fase em vigência de vacinação, o cadastro ficará armazenado no banco de dados da plataforma, permitindo maior organização do plano de imunização do Governo do Ceará. Em Fortaleza, quem está cadastrado no aplicativo Vacine Já e que ainda não foi vacinado, deve realizar novo cadastro no sistema estadual.

Vantagens
Os municípios que aderirem à iniciativa possuem a possibilidade de acompanhar o cadastro da sua população nos grupos prioritários, agendar a vacinação dos seus cidadãos, dar transparência às filas de agendamento e cidadãos imunizados, além de registrar as doses a partir de QR code, facilitando a aplicação da vacina em qualquer local (visita domiciliar, centros de vacinação). A plataforma também permite o envio da aplicação de doses diretamente para o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

“O cadastramento foi a forma que o Estado elaborou para auxiliar os municípios e a população. Com o cadastro, a Sesa visa a tornar o processo de vacinação mais ágil e transparente. Os municípios terão acesso à plataforma e poderão fazer as suas próprias agendas e não precisarão gastar recursos para desenvolver ferramentas”, explica Magda Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação da pasta.

Para o cadastro, é preciso informar nome completo, CPF, data de nascimento, raça, número do cartão nacional de saúde e telefone para contato, por exemplo. A Sesa ressalta a importância de preencher os dados com as informações corretas e verdadeiras para que a imunização aconteça de forma organizada e mais ágil. Quem não tiver acesso à Internet deve aguardar informações da sua prefeitura sobre como proceder para realizar o cadastro.

A iniciativa é uma parceria do Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Saúde do Estado, com o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará (Íris) e Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).




*Da redação do Blog do Mateus Silva com Assessoria de Comunicação Sesa/CE

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