terça-feira, 9 de março de 2021

Comitê Regional discute situação epidemiológica e avalia lockdown no Cariri

    Foto: Reprodução/Ascom Crato

Na tarde de ontem, 8, o Comitê Regional realizou reunião virtual, para avaliar a situação epidemiológica do Cariri e para debater as ações mais eficazes no combate à Covid-19.


Neste fim de semana, os municípios do Cariri receberam a confirmação da presença da nova variante na região, o que tem preocupado ainda mais os gestores e técnicos municipais e estaduais. Este novo fator somado à crescente da taxa de contaminação pelo coronavírus e a ocupação total dos leitos clínicos e de UTIS nos principais municípios, colocam as medidas mais restritivas em pauta novamente.


A reunião será ampliada, na tarde desta terça-feira, 9, aos demais prefeitos do Cariri para uma decisão compartilhada. "Não adianta somente Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Brejo Santo tomarem uma decisão. É necessária uma decisão da região para que, havendo ou não o lockdown, seja a medida mais eficaz", comentou o prefeito Zé Ailton.


Participaram da reunião os prefeitos de Barbalha, Dr. Guilherme, de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, e de Brejo Santo Gislaine Landim, além de secretários e técnicos municipais da saúde, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a coordenadora da Regional de Saúde, Teresa Cristina e a secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida.


Sem vagas na UTI


Os municípios do Cariri vivem um dos momentos mais críticos da pandemia do novo coronavírus. No momento, 100% dos leitos das UTIs estão ocupados, com uma fila de 16 pessoas aguardando vaga. As enfermarias também estão lotadas. Com a presença da nova variante do vírus, que é mais contagiosa e requer mais tempo de tratamento hospitalar para os acometidos com a doença, os especialistas orientam que só há duas medidas eficazes para o rompimento do contágio: isolamento e vacinação.




*Da redação do Blog do Mateus Silva com Ascom/Crato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário