segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Mais da metade dos inscritos no Enem Digital no Ceará falta à prova; ausência foi de 69,6%

Foto: Adriana Toffeti

Dos 3,1 mil inscritos no Ceará para a versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, 2,1 mil (69,6%) não compareceram à prova. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no País, a taxa de faltosos ficou em 71,3%, um cenário de 66,3 mil faltas para 93 mil inscrições.


Os números foram divulgados pelo Inep poucas horas após o segundo dia de prova, quando os candidatos tiveram de responder, em laboratórios de informática, a 90 questões objetivas sobre ciências da natureza e matemática.


Apesar do alto índice de ausentes, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, considerou a experiência exitosa. “Neste momento, estamos reescrevendo a história do Enem”, declarou. Segundo o gestor, a intenção do Governo Federal é ampliar a quantidade de vagas para o Enem Digital anualmente até que, em 2026, a prova seja aplicada totalmente no formato.


Em coletiva para a imprensa, Lopes também adiantou que o Enem deste ano deve ocorrer em novembro ou dezembro, mas não deu detalhes. Disse somente que agora a meta é, além de expandir o Enem Digital, “levar essa experiência para outros exames” educacionais.


Presente à coletiva, o diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, Camilo Mussi, afirmou que todos os gabaritos chegaram ao instituto via on line, o que significa que não houve nenhum problema na transmissão das informações.


O gabarito oficial do Enem Digital será divulgado pelo Inep na próxima quarta-feira (10).


Enem e Covid-19

No primeiro dia de aplicação do Enem Digital, no penúltimo domingo (31), foram feitas 174 solicitações individuais de adiamento da prova por acometimento de doenças infectocontagiosas como a Covid-19 e aceitas 118. Já neste domingo (7), foram feitas 146 e aceitas 76. Para esse público, as provas serão reaplicadas nos dias 23 e 24 de fevereiro.


*Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário