quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Município caririense tem mais de 40% da gestão ocupada por mulheres

Foto: Divulgação

Por Nicolau Neto/Blog Negro Nicolau


A gestão do município de Altaneira agora conta com pouco mais de 40% de seus cargos ocupados por mulheres. Foram empossados e empossadas no último dia 1º de janeiro, na sede da Câmara Municipal, pelo prefeito reeleito Dariomar Rodrigues (PT), os titulares e as titulares das secretarias, tesouraria e procuradoria geral.


Do primeiro escalão, são oito secretarias, além da tesouraria, procuradoria, controladoria e ouvidoria. Apenas as três últimas ainda não possuem titulares. Das 9 nomeações, 4 serão ocupadas por mulheres, o que em números percentuais corresponde a apenas 44,4% do comando das pastas administradas diretamente no município.


A gestão ainda falta indicar três nomes para que fique completo o primeiro escalão, sendo que o número ainda não é o ideal em que pese a paridade e equidade de gênero. O formato é resguardado por lei para a administração pública de todos os municípios brasileiros, mas que ainda não é completamente concretizada, mesmo com a tomada de posse significativa na atualidade, principalmente após o resultado das últimas eleições.


Em que pese ao quesito raça, dos 9 nomes apresentados, apenas um se autodeclarou negro em Altaneira. Trata-se de Júnior Paulino, que ocupa a pasta da Saúde. Esses dados demonstram que o caminho para que se tenha representatividade negra em cargos de tomada de decisão e para romper com o racismo institucional é mais difícil e doloroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário