sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Eleitores de Fortaleza e Caucaia voltarão às urnas no próximo domingo

Após a votação no 1º turno das Eleições Municipais no Estado do Ceará, eleitores de Fortaleza e Caucaia voltarão às urnas no próximo domingo, 29/11 para o 2º turno. O horário de votação permanecerá das 7 horas às 17 horas, como forma de evitar aglomerações, com o período de 7 horas às 10 horas preferencialmente destinado às pessoas acima de 60 anos, do grupo de risco.


Serão 1.821.382 eleitores de Fortaleza que votarão nas 4.573 seções distribuídas em 640 locais de votação. Já em Caucaia, 222.128 eleitores irão registrar seu voto em 590 seções, nos 123 locais de votação. No dia da votação, serão utilizadas, nos dois municípios, 5.761 urnas eletrônicas. Desse total, 598 serão urnas reservas.


No segundo turno, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), contará com 20.652 mesários. Em Fortaleza, serão 18.292 e, em Caucaia, 2.360 mesários atuarão nas Eleições 2020.


Ausência no 1º turno


O eleitor que não compareceu ao primeiro turno da Eleição 2020, ocorrido no último domingo, dia 15/11, poderá votar no segundo turno, 29/11, desde que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral.


A Justiça Eleitoral considera cada turno de votação como uma eleição independente e o não comparecimento à primeira rodada de votação não impede o comparecimento às urnas no segundo turno.


Protocolos sanitários


O TRE-CE manterá todos os protocolos sanitários aplicados no primeiro turno, como o uso da máscara e do álcool em gel, a utilização das próprias canetas do eleitor, além do distanciamento mínimo de 1 metro das outras pessoas.


Biometria


No segundo turno, também não haverá a identificação biométrica no dia da votação. A decisão foi tomada pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, após ouvir os médicos David Uip, do Hospital Sírio Libanês, Marília Santini, da Fundação Fiocruz, e Luís Fernando Aranha Camargo, do Hospital Albert Einstein, que integram o grupo que presta a consultoria.


Disque Eleitor


O Disque Eleitor está com atendimento ampliado de segunda a sexta, das 7h às 19h. Na véspera da eleição (sábado), o serviço funcionará de 7h as 19h e, no dia da eleição (domingo), o atendimento será das 7h às 17h. A medida visa a atender o aumento da demanda dos eleitores para esclarecimento de dúvidas sobre as eleições e o cadastro eleitoral.


O atendimento é voltado para todo o Estado e a ligação tem o preço de uma chamada local, não sendo possível utilizar bônus da operadora.


Justificativa por ausência às urnas


O eleitor que esteja fora de seu domicílio eleitoral no dia do pleito deve justificar sua ausência, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título ou, excepcionalmente, do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE).


O aplicativo e-Título pode ser baixado nas plataformas AppStore e PlayStore. Já o formulário RJE pode ser obtido gratuitamente na página do Tribunal Superior Eleitoral.


Na impossibilidade de comparecer às urnas no dia do pleito, o eleitor pode ainda, em até 60 dias após cada turno da votação, apresentar a justificativa pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica na internet. Como alternativa, o cidadão também pode imprimir e entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) em qualquer zona eleitoral ou enviá-lo pela via postal ao juiz da zona eleitoral na qual for inscrito, acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito.


Para mais informações sobre as justificativas, acesse o link (https://www.tse.jus.br/eleitor/justificativa-eleitoral/justificativa-eleitoral).



*Fonte: TRE/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário