terça-feira, 28 de abril de 2020

Regulamentação da profissão de historiador é vetada pelo presidente Bolsonaro

Foto: Reprodução
O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), vetou integralmente o Projeto de Lei 4699/12, do senador Paulo Paim (PT-RS), que regulamenta a profissão de historiador e estabelece os requisitos para seu exercício. A informação é da Agência Senado.


De acordo com o projeto, poderá exercer a atividade de historiador:

- diplomado em curso superior, mestrado ou doutorado em História;

- diplomado em mestrado ou doutorado obtido em programa de pós-graduação reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com linha de pesquisa dedicada à história;

- profissionais diplomados em outras áreas que comprovarem ter exercido a profissão de historiador por mais de cinco anos.

Segundo a justificativa do veto, o projeto ofende direito fundamental previsto na Constituição ao restringir o livre exercício profissional, além de ofender a previsão constitucional de que “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.

Publicado na edição dessa segunda-feira (27) do Diário Oficial da União, o veto foi recomendado pelo Ministério da Economia e a Advocacia-Geral da União (AGU). Agora cabe ao Legislativo analisar o veto em sessão conjunta do Congresso, ainda sem data marcada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário