terça-feira, 27 de agosto de 2019

Anjo bom da Bahia: Ir. Dulce já é venerada em Mauriti, no Ceará






A Localidade do Barrosão, no Bairro Bela Vista, em Mauriti-Ceará tem uma Comunidade em homenagem a primeira santa nascida no Brasil, Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, mais conhecida como Irmã Dulce dos pobres. O Barrosão é uma região marcada pela extrema pobreza e desigualdades sociais, tendo em média 450 famílias, conforme dados fornecidos pela Senhora Maria Gaudência, Coordenadora da Comunidade.

A ideia de nomear a Beata Ir. Dulce nesta localidade foi do Diácono Francisco (Chiquinho da Mãe Rainha) e da Irmã Laureta, missionária que passou um período de nove meses na cidade de Mauriti, onde teve essa inspiração divina em homenagear a Beata Ir. Dulce, como patrona da comunidade. Sua missão era reverenciar a Beata e animar os agentes pastorais que já faziam um trabalho religioso como: catequese, pastoral da criança e visita as famílias.  



Em julho de 2019 a comunidade recebeu com muita alegria a notícia da canonização da Irmã Dulce, na qual organizou celebrações para festejar com orações e missas a novidade vinda do Vaticano: A irmã Dulce será canonizada em 13 de outubro de 2019, em Roma. A partir daí os agentes de pastorais mobilizaram a comunidade para comemorar com muito entusiasmo a santificação da freira, encerrando em 13 de agosto de 2019, dia oficial de celebração de sua festa Litúrgica. Neste dia estiveram muitas pessoas reunidas com a presença do Padre Ismael Vogas, vigário paroquial de Mauriti, que celebrou a missa de encerramento dos festejos da beata Ir. Dulce.  


Segundo informações da coordenação da comunidade, está marcada para setembro próximo, na Câmara dos vereadores de Mauriti, uma audiência para aprovação do Projeto de Lei que regulamenta a implantação da Capela da Ir. Dulce nesta localidade. E para o dia 13 de outubro de 2019, dia da canonização em Roma, a comunidade realizará uma grande cerimônia religiosa com missa celebrada pelo Padre Fernandes, em louvor a Santa Dulce dos Pobres. 

Colaborador: Adriano Evangelista (Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal do Ceará-UFC).
Imagem da Ir. Dulce: Instagram OSID (Obras Sociais Irmã Dulce) 
Fotos da celebração do dia 13 e agosto: facebook da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Mauriti-CE).
Fotos da comunidade em 23 de agosto de 2019 (Adriano Evangelista). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário