terça-feira, 14 de maio de 2019

Nova data no calendário cearense: 26 de maio agora é Dia Martim Soares Moreno

Uma nova data foi instituída para integrar o Calendário Oficial de datas comemorativas do Estado do Ceará. Dia 26 de maio, anualmente, será marcado no calendário cearense como o  Dia Martim Soares Moreno, considerado o fundador do Estado. O projeto de Lei 99/19 foi aprovado durante sessão Plenária desta terça-feira (07/05), na Assembleia Legislativa, e tem autoria do Deputado Estadual Romeu Aldigueri (PDT). 

Para Romeu Aldigueri, Martim Soares Moreno ultrapassou os desafios do desconhecido. “Aqui [no Ceará] angariou a amizade, forjou alianças e se integrou com os indígenas locais, tanto que serviu de inspiração a José de Alencar, que o retrata em Iracema como o “guerreiro branco”. destaca.  De acordo com o deputado, este é um justo reconhecimento como forma de preservar e divulgar a história.  

Lúcio Alcântara, ex-governador do Estado e atual presidente do Instituto Histórico Geográfico e Antropológico do Ceará, destaca que o projeto é de grande significado cultural e importância histórica “A Assembleia Legislativa, ao aprovar o projeto, consagra a memória do herói que com bravura e apoio dos índios escreveu uma página fundadora da nacionalidade a partir da defesa do território. É justo que não se esqueça o papel que teve nos pródromos da ocupação do Ceará”. 

Martin Soares Moreno foi o 1° Capitão Mor da Capitania do Ceará. Chegou à Região  por volta de 1603, quando tinha aproximadamente 18 anos, como ajudante na bandeira na primeira investida portuguesa pelos territórios do norte/nordeste. Foi o responsável pela construção do Forte de São Sebastião, ícone da fundação do Estado. 

Sessão Solene
Em função da comemoração da data recém instituída, a Assembleia Legislativa realiza, com requerimento do Deputado Romeu Aldigueri, uma Sessão Solene no Plenário 13 de maio. O evento acontece no dia 28 de maio, a partir das 19h, e contará com a presença de Deputados Estaduais, Deputados Federais, autoridades políticas e estudiosos da área.

*Da redação do Blog do Mateus Silva com informações da Jornalista Janaina Flor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário