terça-feira, 23 de abril de 2019

Profissionais do SAMU reivindicam permanência da central de regulação do órgão no Cariri e pedem apoio da Câmara do Crato

Foto: Ronuery Rodrigues
A Sessão ordinária da Câmara dos Vereadores de Crato desta segunda-feira,22, contou com a participação dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- SAMU, que reivindicam a permanência da Central de Regulação na Região do Cariri. A manifestação ocorre após a informação da uma possível retirada do órgão da região.

Com o objetivo de sensibilizar a classe política, uma comitiva acompanhou a sessão e usou a tribuna. O vereador licenciado Pedro Lobo (PT), serviu de porta-voz para os profissionais de saúde. O parlamentar fez a defesa da permanência do serviço na região. As falas foram seguidas pela técnica de enfermagem Ivanir; do Médico Administrativo da base do SAMU, Dr Marcos Rolim e Dra. Luciana Gouveia que reforçaram a necessidade da permanência da central de regulação e agradeceram a acolhida e recepção dos vereadores.

— Todos os vereadores se prontificaram em levar as autoridades do estado pra solicitar que a central de regulação ficasse no Cariri. Isso de uma forma muito positiva e de uma forma muito emocionante porque compareceu boa parte da população que reconhece o serviço de atendimento móvel de urgência— disse Dr Marcos Rolim.

Ainda de acordo com o médico, a central não foi comunicada oficialmente. O profissional da saúde disse ainda que os políticos cumpriram a tarefa em defender a região.

Os parlamentares foram unânimes em defender a permanência do órgão e para isso sugeriram a união das câmaras da região e envio de ofício à secretaria de Saúde do estado subscrito por todos os vereadores. O vereador Florisval sugeriu que uma comitiva fosse a Fortaleza discutir o assunto. Já o vereador Thiago Esmeraldo sugeriu a realização de uma audiência pública com todos os envolvidos no assunto. O vereador Roberto Anastácio disse que o Deputado Fernando Santana havia lhe comunicado da permanência da central na região.

A sessão foi acompanhada pelo vereador de Juazeiro do Norte, Damian de Firmino que reforçou  também a luta com os diversos profissionais de saúde. Durante os trabalhos, foram lidos e aprovados requerimentos e projetos de leis. Ao término das votações, o presidente da casa, Florisval Sobreira Coriolano encerrou a sessão.

*Da redação do Blog do Mateus Silva com informações do Jornalista Ronuery Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário