segunda-feira, 22 de abril de 2019

Papa Francisco concede título de “Monsenhor” ao Padre José Mota, de Várzea Alegre

Foto: Patrícia Silva
A cinquenta anos, Padre José Mota Mendes é o pastor e guia espiritual da Paróquia São Raimundo Nonato, em Várzea Alegre. A vida doada, o testemunho e a missão renderam-lhe o título de “monsenhor”, solicitado pelo bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, ao Papa Francisco, que o concedeu em documento datado de 18 de janeiro de 2019. O título é concedido eventualmente aos padres com mais de 65 anos.

O anúncio ao Padre Mota foi feito pelo próprio bispo, dois meses depois, por telefone. A entrega do título, marcada para este dia 21 de abril, não foi sem motivo: Domingo da Páscoa do Senhor.

A cerimônia de entrega, por sua vez, foi breve e sóbria, mas diante de uma assembleia fervorosa, que tomou todos os assentos e corredores da Igreja Matriz. Consistiu, apenas, em dois ritos: leitura do documento de nomeação e imposição do anel e do barrete (veste litúrgica). E tão logo foi concluída, o bispo e o agora, monsenhor, dirigiram-se à porta principal da Matriz, para a procissão de entrada da Missa. Nela, junto aos mais vivos sentimentos de alegrias pascais pela Ressurreição de Jesus, foram depositados a vida e o testemunho do sacerdote, como ação de graças.

Concelebraram a Eucaristia, os também monsenhores José Honor e João Bosco Cartaxo, além do reitor do Seminário São José, Padre Acurcio Barrros e Padre Davi Neto (vigário da Paróquia de Várzea Alegre); os padres filhos da terra, Paulo Borges e Pedro André Bitu, e os padres Emanuel Dias Alexandre (Barbalha) e Francisco Erivano (Granjeiro).

*Da redação do Blog do Mateus Silva com informações de Patrícia Mirelly

Nenhum comentário:

Postar um comentário