segunda-feira, 1 de abril de 2019

Em Caririaçu, Semana Azul chama atenção da população para o Autismo

Foto: Reprodução
Por Jornalista Ronuery Rodrigues

Um grupo de pais do município Caririaçu com filhos Autistas resolveram chamar atenção da sociedade da Serra de São Pedro acerca do assunto. Para isso o grupo organizou a Semana Azul, que teve início na manhã desta segunda-feira, 1 de abril e segue até sexta-feira, 5.A programação inclui Blitz educativa (Blitz Azul), Rodas de conversas com as famílias, discussão com profissionais da saúde e da Educação e até participação na sessão da Câmara Municipal.

De acordo com Karine Morais, uma das organizadoras da Semana Azul o objetivo é chamar a atenção da sociedade sobre esse transtorno do desenvolvimento bem como, do poder público para a necessidade de efetivar políticas públicas que garantam direitos aos portadores de autismo. 

“O objetivo é informar a população sobre o autismo, trazer os pais para se fortalecer enquanto grupo.Um dos desejos é sentar com o poder público para discutir as políticas públicas. Todos os direitos que dizem respeito aos autistas: garantia de tratamento, redução de carga horária para os pais; preferência em todos os locais de acesso, dentre outras”, finaliza. 

Sobre o Autismo

Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: Inabilidade para interagir socialmente; Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos e Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.  Atinge todas as classes sociais e etnias, mais os meninos que as meninas e tem a ver com fatores genéticos e biológicos.

Até o momento o Autismo é um distúrbio crônico, mas que conta com esquemas de tratamento específicos de acordo com o diagnóstico, cujo acompanhamento de ser feito por equipe disciplinar. 

Programação

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário