quarta-feira, 20 de março de 2019

O Renascimento e o Enem - Professor Pixote Cruz

O Professor Manoel Mosilanio Cruz (Prof. Pixote), enviou um e-mail para a nossa redação, para contribuir com os estudantes que estão se preparando para o Enem 2019.

Confira na íntegra, texto, imagens, esquemas e questões. Bons estudos.


Denominamos de Renascimento o movimento intelectual e artístico que foi inspirado nas ideias *humanistas (1) que procuravam valorizar a retomada dos valores e padrões estéticos da Antiguidade Clássica greco-romana, além da razão. Ele teve início no século XIV e provocou grandes transformações no campo das artes, da política, da ciência na Europa. No continente europeu, se consolidou no século XV, espalhou-se nos séculos XV e XVI e se estendeu até o século XVII. Vários fatores podem ser enumerados para que o Renascimento se iniciasse na Península Itálica:
    
A expansão comercial e o renascimento urbano ocorrido na Baixa Idade Média nas cidades italianas. As cidades assumiram papeis diversificados durante o passar dos tempos. Na época do feudalismo, as cidades serviam apenas como centros religiosos e militares além de serem ligadas ao feudo. O crescimento delas só começou a surgir quando o comércio se expandiu.
    
A presença de monumentos da Antiguidade Clássica que tornavam a cultura antiga acessível aos italianos;
    
A prática do *Mecenato (2) de pessoas ricas e poderosas , os mecenas ( papas, bispos, reis, príncipes, banqueiros, que reuniam obras clássicas, amparavam os estudiosos da Literatura grega e latina, fundavam bibliotecas, embelezavam seus palácios e igrejas);
    
A fuga dos sábios bizantinos para as cidades italianas. Profundos conhecedores da cultura clássica, muito influenciaram os italianos. Destacaram-se: Miguel Crisólaras e Basílio Besarion;

CARACETÍSTICAS DO RENASCIMENTO

ESQUEMAS – RESUMOS: fonte google







GLOSSÁRIO

1.    *Humanismo: O Humanismo é um movimento filosófico surgido no século XV dentro das transformações culturais, sociais, políticas, religiosas e econômicas desencadeadas pelo Renascimento. https://www.pedagogia.com.br/historia/renascimento.php

2.    *Mecenato - mecenato significa “proteção dispensada por mecenas às artes, literatura, ciências ou aos artistas, literatos, cientistas, etc. ou apoio financeiro (sem vínculo direto com objetivos publicitários) prestado por pessoa física ou jurídica a realizações artísticas e culturais; patrocínio”. Indicando patrocínio ou incentivo a pessoas ligadas à arte, o termo mecenato remete ao nome de Caio Mecenas, conselheiro de Otávio Augusto (que foi um imperador romano) e responsável pelo patrocínio de diversos artistas. Este tipo de ajuda foi um comportamento constante na época do Renascimento e era feito com o objetivo de melhorar a imagem dos mecenas através do apoio à arte. Vários artistas foram beneficiados pelo mecenato, entre eles destacam-se Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio, Michelangelo Buonarroti, François Rabelais, Michael de Montaigne, entre outros. Os mais importantes mecenas do período do Renascimento Cultural foram Lourenço de Médici, banqueiro de origem italiana, Come de Médici, político e banqueiro italiano, Galeazzo Maria Sforza, duque de Milão; e Francisco I, rei da França.https://www.infoescola.com/curiosidades/mecenato/

Vamos praticar?

“O Davi de Michelangelo tem uma expressão desconhecida na escultura até então. (...) O Davi de Michelangelo é heroico. Possui um tipo de consciência que surge com o Renascimento (...): a capacidade de enfrentar os desafios da existência.” ARAÚJO, Olívio. In: GRAÇA PROENÇA. História da Arte. São Paulo: Ática, 2001. p. 91.

QUESTÃO 01.(TOMARA 2019)A assertiva acima, expressa pelo Davi de Michelangelo, enfatiza a consciência que é típica do Renascimento. Ela  pode ser relacionado com:
(A) a Reforma Religiosa que questionou o papel da Igreja Católica e seus princípios pela Europa.
 (B) a corrida imperialista na África e na Ásia e adoção do capitalismo monopolista em todos os países.
(C) o progresso material e a exaltação dos valores humanos praticados pela burguesia comercial europeia 
(D) o Iluminismo que fez o homem questionar as sagradas escrituras e afirmar os princípios da racionalidade humana
(E) A Revolução Industrial que deu ao homem a capacidade técnica e tecnológica de acelerar o processo da produção.
Competência ENEM: 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.
Habilidade ENEM: 1- Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

QUESTÃO 02. (TOMARA 2019)Leia um fragmento de texto sobre a crítica de Erasmo de Roterdã, em seu livro Elogio da Loucura. 
A obra de Erasmo, o Elogio da Loucura, constitui o texto mais expressivo desse movimento. Todo repassado de fina ironia, ele ataca a imoralidade e ganância que se haviam apossado do clero e da Igreja, o formalismo vazio a que estavam reduzidos os cultos, a exploração das imagens e das relíquias, o palavrório obscuro dos teólogos, a ignorância dos padres e a vendas das indulgências. Segundo essa corrente o Cristianismo deveria centrar-se na leitura do Evangelho [...], no exemplo da vida de Cristo, no amor desprendido, na simplicidade da fé e na reflexão interior. Era já o anseio da reforma da religião, do culto e da sensibilidade religiosa que se anunciava e que seria desfechada de forma radical, fraccionando a cristandade por outros humanistas mais tarde, como Lutero, Calvino .SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1985. p. 21.
O movimento descrito no texto pode ser identificado como
(A) anabatismo.
(B) humanismo.
(C)teocentrismo
(D) contrarreforma
(E)reforma religiosa
Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
Habilidade ENEM: 11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

"Nós outros pintores queremos pelos movimentos do corpo mostrar os movimentos da alma (...) Convém, portanto que os pintores tenham um conhecimento perfeito dos movimentos do corpo e os aprendam da natureza para imitar, por mais difícil que seja os múltiplos movimentos da alma."
(ALBERTI, L.B. Della Pintura, livro II; 1453. In: TENENTI, Alberto. Florença na época dos Médici. São Paulo: Perspectiva, 1973).
QUESTÃO 03. (TOMARA 2019). O texto acima exprime um aspecto fundamental do renascimento que é
(A)a afirmação da alma como condutora dos ditames da natureza e da alçai humana em sociedade
(B) a compreensão dos movimentos do corpo transfigurado pela ação divina que faz funcionar o mundo.
(C)o nacionalismo exacerbado, a forte presença da influência egípcia através da crença na vida após a morte
(D) a preocupação com o ser humano e o cuidado com a representação estética e subjetiva dos sentimentos individuais.
(E) o forte teocentrismo que marca constantemente a realidade do corpo e da alma tanto no plano terreno quanto celestial.
Competência ENEM: 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.
Habilidade ENEM: 1- Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

"Nós outros pintores queremos pelos movimentos do corpo mostrar os movimentos da alma (...) Convém, portanto que os pintores tenham um conhecimento perfeito dos movimentos do corpo e os aprendam da natureza para imitar, por mais difícil que seja os múltiplos movimentos da alma."
(ALBERTI, L.B. Della Pintura, livro II; 1453. In: TENENTI, Alberto. Florença na época dos Médici. São Paulo: Perspectiva, 1973).
QUESTÃO 04. (PUC – PR).Este fragmento de texto referente à arte renascentista ajuda a explicar:
(A) a proibição da igreja de que os pintores representassem o ser humano.
(B) a desvinculação entre arte e religião a partir da negação da existência da alma.
(C) a necessidade do estudo da anatomia para a produção de obras cada vez mais perfeitas.
(D) a influência do pensamento religioso na pintura renascentista que objetivava a manutenção do teocentrismo.
(E) a aliança entre arte e religião na medida em que a arte representaria a concretização dos conceitos religiosos.
Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
Habilidade ENEM: 11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
 
QUESTÃO 05.  (UFSM) Na pintura de Jan Van Eyck, produzida no século XV, em Flandres, ao sabor do Renascimento flamengo, encontram-se elementos que representam esse movimento artístico-cultural, dentre os quais,


















(A) o cotidiano de uma família de negócios sem pretensões aristocratizantes, o que revela a concepção burguesa de mundo.
(B) o uso exagerado da simetria e, no detalhamento de uma família aristocrática católica com influência da arte greco-romana, a reprodução fiel dos valores da arte clássica.
(C) a valorização do aspecto racional e sonhador do ser humano, dotado de uma razão incapaz de interpretar e conhecer a natureza, o que leva o casal Arnolfini a rezar pedindo mais lucro para Deus.
(D) a valorização do ser humano, porém apregoando o equilíbrio entre o antropocentrismo e o teocentrismo, o que confirma a tese católico-medieval de que o homem é corrompido pelo pecado, como a usura, e só ambiciona a riqueza.
(E) a pintura que, retratando o comerciante Arnolfini e sua jovem noiva, pode ser vista como sinal de desenvolvimento de uma sociedade burguesa em Flandres, o que está expresso na riqueza de detalhes, como o rosário na parede, símbolo de uma família de valores teocêntricos.
Competência ENEM: 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.
Habilidade ENEM: 1- Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

QUESTÃO 06. (UFSM) Em A Virgem dos Rochedos, Leonardo da Vinci (1452-1519) estruturou as figuras humanas na forma de um triângulo, colocando Maria no vértice, em contraste com as rochas ao fundo. O quadro é resultado de observação cuidadosa de todos os seus elementos, tanto das figuras humanas quanto dos minerais, assim como da incidência de luz. Dessa maneira, a produção artística de Da Vinci é significativa de um movimento cultural que














https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e4/Leonardo_Da_Vinci_-_Vergine_delle_Rocce_%28Louvre%29.jpg

(A) colocava Deus como figura central e explicação de toda realidade natural, relegando ao homem papel inferior, devido ao fato de estar corrompido pelo pecado.
(B) visava a instituir um processo criativo intuitivo e ousado, desconsiderando as regras de composição matemática e baseando-se nos impulsos do inconsciente.
(C) privilegiava a figura de Maria, matriz da Igreja de Roma, a única instituição social com condições de congregar e harmonizar os diferentes grupos da sociedade.
(D) entendia a figura humana como a de um ser desprovido de capacidade de conhecer o mundo por meio da razão, sem livre arbítrio e sem capacidade de criar o seu próprio lugar no universo.
(E) tinha como base a observação criteriosa da realidade e visava à conquista e à construção de um mundo - e de uma obra artística - com base no conhecimento científico e na liberdade de criação do homem.
Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
Habilidade ENEM: 11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.


GABARITO
1-C
2-B
3-E
4-C
5-A
6-E

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