segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Sessão nostalgia - O CAMPEONATO DO PROMOTOR; por Silvinho

Nosso colaborador, Silvino José da Cruz Neto, escreve hoje sobre:

Sessão nostalgia:
O Campeonato do Promotor

Escalação do Time 
Em pé: Waguinho, Soya(In memória), Libonio, Diego, Jajá, Janielse, Samuel, *, Janilson, Assis.

Agachados: Wallace, Pedim, Gerbim, Igor, Macondes e Alan.

Sessão nostalgia - O CAMPEONATO DO PROMOTOR

No finalzinho dos anos 90 um torneio futebolístico chamava atenção de vários times do nosso município. Era o campeonato do Promotor. Assim ficou conhecida essa competição. Mas por que campeonato do Promotor? Por que o seu idealizador era o Promotor de Justiça Dr Expedito, conhecido como “Campeão”. Apelido que ganhou por ser amante do futebol. 

Dr Expedito fazia o convite aos times, principalmente os da periferia e dos sítios, mas não descriminava outros, todos jogavam. Os jogos aconteciam sempre nos domingos de manhã bem cedo, tão cedo que muitos atletas chegavam e ficavam dormindo embaixo das arvores até a hora do seu jogo.

Os campos eram três, todos de terra batida que que acabara de ser improvisados nos terrenos do antigo parque de Vaquejada no bairro São Francisco e que se jogava descalço. 

Jogavam simultaneamente seis times dentro de suas divisões de idade. Era tudo bem organizado dentro do que a regra dizia. Violência era inadmissível e uma das clausulas do regulamento.

Porém, havia um time que metia medo. Não pelo futebol, mas por ser o time do Emboque e que o “Campeão” tinha grande apreço pelos garotos, visto que a equipe na sua maioria era composta de menores infratores e que a finalidade do campeonato era de justamente  recuperar esses jovens. Na verdade, a competição era mais voltado para o social do que mesmo para os resultados dentro de campo.

Mesmo assim os jogos eram acirrados. O clássico ficava por conta dos times do Emboque e Morro Dourado, “as canelas saíam faíscas”, mas em todos os anos o grande campeão foi o time do Douradinho, seguido de uma equipe que também fez história O SMEC, ou o “time de Assis”. Formado basicamente por garotos do bairro São Francisco. O time de Assis ao passar dos anos foi ficando mais forte, conseguindo no ano de 1998 ser vice campeão. Assis era um paizão para garotada. Bancava o lanche, uniforme e todos os finais de tarde treinava seu time. 


Ele, assim como Dr Expedito, influenciou aquela geração para que bons homens crescessem através do exemplo.                                   

Silvino José da Cruz Neto – Especialista em segurança publica, Cabo da Policia Militar do Estado do Ceará – Graduado em Administração Publica pela Universidade Estadual do Ceará - UECE

Nenhum comentário:

Postar um comentário