segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Sessão nostalgia – A casa de NENA e os viciados; por Silvinho

Silvino e seu filho Francisco Neto - Esses dias ele sentiu saudade
do ambiente e levou seu filho para conhecer. 
Nosso colaborador, Silvino José da Cruz Neto, escreve hoje sobre


''A casa de NENA e os viciados'', alguém se lembra? Nostalgia!


Sessão nostalgia – A casa de NENA e os viciados

Lembrar do passado pra mim é um momento de satisfação. Meus amigos falam que sou o baú das recordações e não é pra menos, todos os arquivos fotográficos dos meus familiares e amigos estão guardados comigo. Nada mais que dezesseis mil fotos. Aqui, acolá, sento em frente ao meu computador e gratuitamente um sorriso estampa meu rosto. É muita história. Procuro sempre recordar do que foi bom... Os momentos ruins só como forma de aprendizado. 

Na frenética luta diária o que mais buscamos nas horas vagas é o descanso do corpo e da mente. Acordar de madrugada pra mim é ter a certeza que dormir é a melhor coisa. Mas nem sempre foi assim. O relógio despertar às cinco da manhã era uma das melhores coisas a se fazer quando mais jovem e, por incrível pareça, era pra ir a escola. Mas não esquecendo de uma parte importante, pois a aula só começava as sete e não morava tão longe do colégio.

Na verdade, tanto eu, quanto uma turma de amigos, para não matar aula, usávamos um pedaço do raiar do dia para jogarmos vídeo game. O interessante é que não era na casa de nenhum colega. Usávamos o dinheiro da merenda e batíamos a porta de NENA (Casa que fica vizinho a Clinica Santa Luzia, em Frente ao Brejo Santo União Clube). Aos berros e palavrões NENA vinha abrir o portão, certamente o pesadelo dela não era durante a noite. 

Pra quem não sabe quem é NENA, ela era a dona dos melhores VÍDEO-GAMES da cidade, os melhores jogos e o melhor lugar. Lá todo nosso dinheiro ficava retido nas horas que antecediam as aulas. 

A tecnologia avançava e começava a transição dos jogos de FITA para CD, saia o NITENDO e Chegava o PlayStation. Do NITENDO tínhamos como favoritos os jogos de: International Superstar Soccer, Super Mario Word, Donkey Kong, Street Fighter, Tartarugas Ninja, Mega Man, Mortal Kombat, Top Gear e X-Man. Com a chegada do PS1 trouxe o avanço gráfico trazendo qualidade para os jogos. A sensação do momento ficou por conta do futebol do Winning Eleven, seguido por gran turismo, Tekken, Need For Speed, The King Of Fihgters, Resident Evil, enfim... 

Contudo, o que nos tomou mais dinheiro foi o lançamento do Nitendo 64 e o jogo 007. Esse era tão viciante que havia até fila de espera. Horário marcado e tudo mais... 

A casa de NENA era separada da seguinte forma: Embaixo havia um quarto, uma ante sala e uma cozinha. Nesses dois primeiros cômodos ela transformou na sua locadora. Conforme a demanda foi aumentando, ela expandiu para a cozinha. Na parte de cima era sua casa propriamente dita. 

Algumas vezes a tarde também nos reuníamos pra fazer campeonatos. Pouco tempo depois a SONY lança o PS2 e as partidas de futebol eram cada vez mais acirradas. Aqueles colegas que tinha um pouco mais de dinheiro nem se importava com a hora, mandavam deixar o tempo livre e tinha que ser mandados embora por que NENA queria dormir. Outros, todo trocado que ganhavam o destino era certo. Meia hora vinte e cinco centavos, era o menor preço tabelado. 

Apesar de me surpreender muitas vezes com alguns amigos que passavam o dia ali, nunca abusei daquele lugar. Me dividia entre escola, futebol, afazeres de casa e o vídeo game de NENA, muita amizades fiz naquele lugar. 

Além de NENA a sorveteria NEVADA também já teve vídeo game, pra ser mais preciso Fliperama. Você escolhia, ou tomar sorvete ou jogar. 

Algumas vezes NENA teve sua casa furtada, onde levaram as TVs e os vídeos games que eram muito caros para época. Da ultima vez que teve suas coisas subtraídas resolveu ir embora da cidade e deixou muitas saudades daquele tempo bom. Uma verdadeira maldade que fizeram a nossa amiga.

O sonho era possuir um vídeo game e, para conseguir tal proeza tive que desfazer de um dos objetos que mais gostava. Um menino que acabara de chegar de São Paulo tinha o desejo de possuir uma bicicleta, visto que a liberdade por aqui era maior. E eu, ao contrário dele era ficar em casa jogando o dia todo sem parar. E assim fizemos negocio... Eu tinha uma bike linda, dezoito marchas, verdinha, e cai na tentação de trocar no Vídeo-game. Era um MasterSisten, o SONIC era seu principal jogo. Possuí por uns três a quatro anos até vender pra comprar outra bicicleta. 

Francisco Neto, filho de Silvinho
Esses dias senti tanta saudade que procurei uma locadora e levei meu filho. Apesar de termos um aparelho preferi sentir a emoção e o barulho daquele ambiente. Porém hoje o que mais quero é dormir, mas não me arrependo nenhum minuto do quanto passei acordado pelo tanto que tudo isso me fez feliz.

Silvino José da Cruz Neto – Especialista em segurança publica, Cabo da Policia Militar do Estado do Ceará – Graduado em Administração Publica pela Universidade Estadual do Ceará - UECE

2 comentários:

  1. Muito massa esse texto...Eu li e imaginei como se fosse comigo... parabéns meu irmão pela recordação!!!

    ResponderExcluir