segunda-feira, 2 de abril de 2018

Juazeiro do Norte vai ganhar Museu do Trem; Inauguração deve ser em novembro

Mais um equipamento chega para aumentar a trilha cultural de Juazeiro do Norte, no Cariri, a 491 km de Fortaleza. Vem aí o novo Museu do Trem!
O projeto já está em planejamento, e vai funcionar no antigo prédio da Rffsa, prédio de grande valor histórico, construído em 1926, na Praça dos Franciscanos, perto da atual estação do VLT. A inauguração deve ser em novembro.
Para o Secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Renato Fernandes, o equipamento é uma maneira de seguir cultivando a história e as tradições da cidade, já que o desenvolvimento do município também se deu pelos trilhos.
“O que a gente determinou pra estação ferroviária, é fazer o resgate, a preservação e a multiplicação da memória. E muito mais do que fazer o museu só da linha férrea, só da estação de trem, o nosso projeto contempla todo o estado. A gente quer que o visitante mergulhe na história da linha férrea do Ceará e na história dessas estações”.
Além de abrigar o museu, o local também vai funcionar um Centro Cultural. Apresentações artísticas estão no roteiro.
“A gente está em contato com o pessoal do Metrofor. O Metrofor detém todos os vagões de passageiros no Ceará, solicitamos a doação de alguns vagões. Também estamos em contato com a Transnordestina e solicitamos a doação de uma locomotiva. Mais do que ter só o museu, a gente quer criar uma ambientação em torno da estação”, disse o secretário.
O equipamento deve ser inaugurado em novembro de 2018. O prédio histórico que vai abrir o Museu do Trem passa por avaliação técnica e de reforma. O intuito é manter os aspectos originais da arquitetura.
Fonte: Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário