domingo, 25 de março de 2018

Trauma é o segundo maior atendimento no Hospital Regional do Cariri


A equação tem resultado desastroso ao somar o uso de veículos de duas rodas, bebida alcoólica e a ausência de equipamentos de segurança. Em 2017, de um total de 2.368 pacientes que deram entrada no Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, vítimas de acidentes de trânsito, 2008 (84,7%) estavam em motos. Isso representa 5,5 vítimas de trauma desse tipo de veículo por dia.

“Os acidentes de moto representam quase 90% dos nossos atendimentos da ortopedia. Há dias em que fazemos de quatro a seis cirurgias, em sua grande maioria são jovens que fizeram uso de bebida alcoólica e não usavam os equipamentos de segurança como necessário. Basta dizer que dessa enfermaria em que estamos visitando com os internos, dos quatro internados, três foram acidentes com moto”, explica o médico Marcelo Nogueira, ortopedista do HRC.
O Hospital Regional do Cariri é referência em trauma e em Acidente Vascular Cerebral (AVC) Agudo. O trauma é a segunda maior patologia de atendimentos na emergência e os acidentes de motocicleta são um dos principais motivos de internação. O HRC foi o primeiro hospital de alta complexidade implantado no interior pelo Governo do Ceará para atender à população dos 45 municípios da macrorregião do Cariri, um universo de 1,5 milhão de habitantes.

Maioria das vítimas é homem:

Dos acidentes envolvendo moto, 63% das vítimas são do sexo masculino, 55% tem idade entre 22 e 40 anos e mais de 50% não estavam fazendo uso dos equipamentos de segurança como o capacete. O domingo é o dia de maior incidência de acidentes, com 25% dos casos. Só no dia 11 de março, por exemplo, 14 pessoas deram entrada na emergência, vítimas de acidente de motocicleta.
Fonte: Governo do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário