sábado, 24 de março de 2018

A tradição dos Caretas em Brejo Santo, por Fátima Teles

Foto: Fátima Teles
Em várias cidades, grupos continuam com a tradição de saírem nas ruas com máscaras e chocalhos. em Brejo Santo não é diferente.

Confira agora um texto da escritora Fátima Teles, que fala sobre essa tradição cultural.
___________________________________________________________

 OS CARETAS E A MALHAÇÃO DO JUDAS EM BREJO SANTO-CE ( BREJO SANTO DE OUTRORA)

Nas cidades do interior do Nordeste é muito comum na semana santa a cultura dos Caretas, da malhação do Judas e das comilanças de bacalhau, além da visita à Igreja para os católicos e da emocionante procissão de senhor morto.


Aqui em Brejo Santo-CE se vive tudo isso. Os costumes ainda estão vivos. Eles chamam as pessoas de madrinha e pedem dinheiro.

MALHAÇÃO DO JUDAS:
A malhação do judas é uma brincadeira que se tornou tradição na Cultura Nordestina desde os tempos mais antigos. Essa brincadeira acontece sempre na Semana Santa como forma de punir Judas pela morte de jesus cristo. É uma forma de fazê-lo culpado e de lhe castigar pelo feito. a brincadeira acontece tanto na zona rural como na zona urbana.

Em Brejo Santo-CE ela teve origem através de Raimundo Narciso, conhecido popularmente como Suca Narciso ou Suca do Sítio Poço.
Segundo o Cicero Moreira Barbosa, a brincadeira acontece com 12 participantes, onde se faz um círculo para o judas, com direito a prêmios e o ladrão tenta roubar o Judas que muitas vezes fazem é apanhar do Judas. A indumentária utilizada é chocalho, gibão e saco de estopa.


Na região do Cariri acontece a malhação do Judas e é sempre escolhido um político brasileiro que trabalhou ou trabalha contra o povo para ser malhado.

*Texto e fotos: Escritora Fátima Teles

Acompanhe o Blog da Fatinha, ela sempre nos presenteia com excelentes textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário