domingo, 19 de junho de 2022

Porteiras, o endereço da Cultura em tarde especial



O XIV Encontro Mestres do Mundo deixou sua melhor impressão em território porteirense, entre enredos musicais, traços realçados de um povo que reivindica seu pertencimento, e uma Cultura redigida com letra maiúscula. Sim, foi assim o encontro deste sábado, dia 18 de junho, na Chapada do Araripe, no Terreiro da Mestra Maria de Tiê. Promovido pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult), com produção do Instituto Assum Preto. 


Este ano, duas cidades do Cariri foram escolhidas para sediarem momentos do evento: Juazeiro do Norte e Porteiras, e contou com a presença do Secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba, além de autoridades municipais, como a Secretaria de Agricultura, Edna Cleide, Diretor do Departamento de Cultura, Tyciano Linard e outros convidados, entre eles, integrantes do grupo Remop/Casa da Memória e representantes do Sesc/Juazeiro.


Danças típicas, relatos e apresentações compartilhados pelos moradores e visitantes, dando destaque à cerimonialista, professora Lourdes Maceno (curadora do evento), Valéria Pinheiro, Técnica do Escritório Regional Secult no Cariri, pesquisadores do IFCE - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará e Dani de Jade, fundadora da Associação Beatos.


Apresentaram-se no evento:

Guerreiro Nossa Senhora Aparecida - Mestre Cosmo;

Reisado Nossa Senhora da Conceição - Mestra Rosinha;

Coco Frei Damião - Mestra Marinês;

Coco dos Souzas - Mestra Maria de Tiê.




*Com Ascom Governo de Porteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário