sábado, 11 de junho de 2022

Brejo Santo - UFCA realiza ação de combate à pobreza menstrual, iniciativa faz parte da Oitava Semana do Meio Ambiente


A desinformação, a escassez de itens básicos de higiene pessoal feminina, as dificuldades financeiras e a falta de apoio emocional são características de um tema importante, embora pouco discutido na sociedade brasileira: a pobreza menstrual. Essa temática afeta diariamente milhares de mulheres pelo país, jovens e adultas, de diferentes classes e etnias.  


Ciente dessa situação, o Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri (IFE/UFCA), por meio da coordenação do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (LICNM), está desenvolvendo a ação “Fluxo sem tabu: um combate a pobreza menstrual”. Essa iniciativa busca amenizar o problema da pobreza menstrual entre as estudantes do IFE/UFCA, com a doação de itens de higiene feminina, no campus Brejo Santo. 


Professor da UFCA e criador do projeto, Paulo Gonçalo explica que, como a ação visa fornecer apoio permanente às discentes do IFE/UFCA, as doações podem ser feitas por qualquer pessoa, de forma contínua (a qualquer tempo). Os itens a serem doados podem ser entregues na recepção do IFE/UFCA. 


O lançamento da campanha ocorreu no último dia 8 de junho, e integrou a programação da oitava Semana do Meio Ambiente do Cariri Oriental. Na ocasião, houve uma roda de conversa com a participação da assistente social do IFE/UFCA, Mayéwe Santos; da jornalista e ativista das causas de igualdade de gênero, Micheline Matos; e da orientadora social e discente do curso de Licenciatura Interdisciplinar da UFCA, Larice Silva.


Para Mayéwe Santos, a pobreza menstrual deve ser discutida e combatida em todos os âmbitos da sociedade: “Esse tema envolve muito mais que a falta de condições econômicas, pois está diretamente relacionado às questões de gênero. A UFCA tem um compromisso com a sociedade e, por isso, projetos como esse são sempre acolhidos, especialmente por que busca discutir o tema sem tabu”, afirmou. 



*Fonte: UFCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário