terça-feira, 10 de maio de 2022

Casa da Mulher Cearense no Cariri passa a contar com delegacia 24 horas

Foto: Ascom

A Casa da Mulher Cearense Arlete de Souza Negrão ampliou, na última sexta-feira, 6, os serviços da Delegacia de Defesa da Mulher, que agora atende 24h, em regime de plantão. Nestes dois primeiros meses, de março até abril, o equipamento coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) já atendeu 445 mulheres em situação de violência e vem se tornando uma referência na Rede de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher, na Região do Cariri.


A titular da SPS, Onélia Santana, visitou o equipamento quando esteve na Região do Cariri, na última semana. “Mulheres da Região do Cariri, a Casa da Mulher Cearense é de vocês. Está aberta para acolher, receber, ouvir, compreender e fazer os encaminhamentos necessários. Se você está passando por violência psicológica, violência física ou qualquer tipo de violência, lá tem todos os serviços, com atendimento humanizado e realizado por mulheres que foram capacitadas para atendê-las com todos os cuidados necessários”, destacou a gestora, que ainda fez um apelo à sociedade civil.


“Eu peço a todos que divulguem o serviço da Casa Mulher Cearense. As mulheres precisam conhecer que há esse serviço especializado”, destacou a secretária.


Em visita ao Cariri, a governadora do Ceará, Izolda Cela, também reforçou a importância do comprometimento integral de todos para que as políticas de enfrentamento à violência doméstica sejam fortalecidas e cheguem a todas as regiões do estado. “Nós já inauguramos a Casa da Mulher Cearense de Juazeiro e, em breve, no mais tardar em junho, entregaremos a Casa de Sobral. Queremos inaugurar mais esta obra para fortalecer ainda mais a Rede de Enfrentamento a Violência contra as mulheres”, frisou Izolda Cela, lembrando que há outras casas em licitação e planejamento. “Vamos entregar mais casas nos municípios de Quixadá, que já está em processo de construção e, nas cidades de Tauá, Crateús e Iguatu”, complementou a governadora.


Atendimento 24h

Para a coordenadora da Casa da Mulher Cearense, Mara Guedes, o funcionamento 24h da Casa é também uma conquista dos movimentos sociais. “Graças ao compromisso dos órgãos públicos e do Governo do Estado, estamos funcionando as 24 horas do dia e isto é fruto de uma conquista de muitos anos”, pontuou a coordenadora, lembrando que esta é uma das maiores políticas públicas que o Governo do Estado já implantou no Cariri. “A Casa da Mulher Cearense vem mudando esta realidade e construindo um futuro e um presente diferente para as mulheres caririenses. Digo e repito, vocês não estarão sozinhas nunca mais”, reiterou Mara Guedes.


A Casa conta com Delegacia da Mulher, Tribunal de Justiça, Atendimento Psicossocial, Ministério Público, Defensoria Pública, Brinquedoteca.


A Delegacia de Defesa da Mulher de Juazeiro do Norte está funcionando na Casa da Mulher Cearense. Segundo a delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher, Suerda Bezerra, a DDM é uma unidade da Polícia Civil para prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência doméstica familiar, violência sexual, entre outros. “Nós registramos boletins de ocorrência, fazemos requerimento de medidas protetiva. Nós acompanhamos a vítima ao Instituto Médico Legal para fazer os exames, lavramos o flagrante, instauramos os inquéritos por portaria. Nós também acompanhamos a vítima e seus dependentes para abrigo, em local seguro, quando houver risco de vida”, reforçou.


Cursos

A Casa da Mulher Cearense também oferta cursos de capacitação, a fim de trabalhar a autonomia econômica das mulheres. Estão abertas inscrições na própria CMC, no setor de autonomia econômica, para o curso de designer de sobrancelhas, que iniciará turma de 20 pessoas a partir de 20 de maio.


Serviço

Casa da Mulher Cearense no Cariri

Avenida Padre Cícero, 4501, São José, Juazeiro do Norte

Atendimento 24 horas


O que funciona: Delegacia da Mulher, Tribunal de Justiça, Atendimento Psicossocial, Ministério Público, Defensoria Pública, Brinquedoteca.






*Da redação do Blog do Mateus Silva com Ascom SPS - Governo do Ceará.




Nenhum comentário:

Postar um comentário