sábado, 30 de abril de 2022

URCA instala oficialmente o Curso de Turismo, no campus de Barbalha

Um dia histórico para o Cariri e especialmente para a cidade de Barbalha, que teve, na noite da última terça-feira, 26, a aula inaugural e lançamento do curso de Turismo da Universidade Regional do Cariri (URCA), o 31⁰ curso superior da instituição, que representa um avanço para a formação de profissionais da área no interior do Estado e especificamente dentro do território do Geopark Araripe, reconhecido pela UNESCO.


A solenidade aconteceu no Cine Teatro Neroly Filgueira, com a presença do Reitor da URCA, Professor Francisco do O’ de Lima Júnior, que ministrou a aula abordando o tema Turismo e Desenvolvimento Regional, o Vice-reitor Carlos Kleber de Oliveira, o Chefe de Gabinete, Edmar Pinheiro, além dos pró-reitores, professores, servidores e alunos da instituição. O momento ainda contou com a presença do Prefeito Municipal de Barbalha, Guilherme Saraiva.


Na ocasião, o coordenador do Curso de Turismo, Professor Josier Ferreira, destacou a trajetória de luta pela criação do curso, e todo processo para a conquista, além da relevância da formação para o fortalecimento do turismo regional. Durante a abertura, a aula inaugural contou a participação do ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, que deu um destaque especial do reconhecimento do Cariri como Patrimônio Cultural da Humanidade e da visibilidade que essa titulação irá causar na região e o impacto do ponto de vista do turismo, além da relevância na formação dos profissionais na área. Também foram realizadas apresentações artísticas e da banda de música de Barbalha.


O ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira destacou ser uma honra estar participando da abertura do curso de Turismo. “Tenho acompanhado todo o processo de construção do dossiê que vai ser apresentado à Unesco, e vai transformar toda a região da Chapada do Araripe em Patrimônio Mundial”, afirma. O ex-ministro lembra da ex-reitora da URCA, Violeta Arraes, que foi sua amiga e insistia muito na riqueza e complexidade da região. Ele ainda destaca a cultura popular com uma das mais densas do Brasil, além de ressaltar a riquezas paleontológica e arqueológica da região.


Juca Ferreira destacou a importância da universidade, com o curso de Turismo, no contexto de atuação em diversas frentes, que englobam a economia, além do turismo, com a construção de estratégias de sustentabilidade e desenvolvimento, que deve ser feita em comum acordo com a população. “A universidade tem equipamento para liderar esse processo com a construção”, disse.


A estudante do curso, Bárbara Couto Lavor, agradeceu a todos os responsáveis pela existência do curso de turismo, e principalmente na pessoa do professor Josier. “Sinto a paixão de ser caririense e é muito importante estar aqui ocupando espaço na universidade pública, pela relevância que a URCA tem”, disse.  Segundo Bárbara, todos os alunos abraçam com paixão o curso de Turismo.


O Reitor Lima Júnior destacou as diversas facetas relacionadas ao turismo em sua explanação, no contexto das atividades em que ele se insere. “O turismo, sendo uma atividade recente, precisamos entender que ela integra, e na verdade ao ver que só uma atividade, ela tem encadeamentos, seja para indústria, setor de serviços, cultura, etc.”, diz.


O coordenador do Curso de Turismo, destacou o momento histórico da universidade, com a concretização de um projeto que envolveu muitas pessoas, algumas delas que já não estão em vida. O docente enalteceu o momento da presença maior da URCA em Barbalha, com a criação do campus da Universidade no Município.


O Prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, ressaltou a luta empreendida em favor da instalação do curso de Turismo, e saudou os estudantes, afirmando que terão desafios durante o período que irão atravessar. “Desejo sucesso a todos nessa caminhada, e o Cariri apresenta um campo vasto para estudo, que deve ser muito bem aproveitado”, disse. O prefeito ainda destacou que há um trabalho para transformar Barbalha no primeiro sítio histórico do Estado do Ceará, o que vem fortalecer mais ainda no contexto de formação.


*Fonte: URCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário