segunda-feira, 4 de abril de 2022

Izolda Cela é a primeira governadora efetiva do Ceará em 489 anos

Foto: Ascom Casa Civil

Desde que Antônio Cardoso de Barros assumiu como Donatário da Capitania do Siará Grande, em 1531, o hoje Estado só viu homens passarem pelas fileiras de governantes. Até este sábado (2), o Ceará teve efetivamente 212 governantes, entre donatário, capitães-mores e governadores. Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, se torna a primeira mulher a assumir definitivamente o cargo, sendo a 213ª a ocupar a cadeira de governante, fazendo história como a primeira governadora efetiva do Estado, eleita pelo voto em chapa com o até então governador Camilo Santana, que passou sete anos e três meses no cargo.


Com histórico extenso na educação, tendo integrado a Secretaria de Educação de Sobral, no interior cearense, de 2001 a 2003, como secretária adjunta de educação, e sendo titular da pasta de 2004 a 2006, Izolda Cela já havia sido pioneira em 2015, quando assumiu interinamente o Governo do Ceará por seis dias, período em que Camilo Santana se ausentou do cargo por conta de uma viagem de trabalho.


Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Izolda Cela, que é graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com Especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), disse, à época do seu período como governadora em exercício, ser “uma honra estar esses dias respondendo pelo exercício do Governo e ser a primeira mulher a ter esta função”.


Além dela, uma segunda mulher chegou a assumir o cargo de governadora, mas também em exercício. Foi a desembargadora Iracema Vale, então presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), em 2017. Naquela ocasião, Camilo Santana faria uma viagem ao Oriente Médio, e a então vice-governadora Izolda Cela e Zezinho Albuquerque, à época presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), também estiveram fora do Estado no período.


Agora, que assume efetivamente o Governo do Ceará, Izolda Cela foca nos desafios que terá pela frente e no seu papel como mulher governante do Estado. “Sou a primeira mulher a ocupar esse honroso cargo. Por óbvio, isso fala por si sobre o desafio histórico da mulher na ocupação de espaços sociais de liderança e, especialmente, na política. Não tenham dúvidas de que me sinto convocada, junto com todas e todos”.



*Com Ascom Casa Civil/Gov. do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário