segunda-feira, 25 de abril de 2022

Cesta básica do Ceará é a mais cara do Nordeste; saiba como fazer boas escolhas alimentares

Foto: Fernando Frazão

Nutricionista afirma que é hora de evitar alimentos processados e buscar frutas e legumes da época


A inflação bateu recorde no mês de março, sendo puxada pela alta nos alimentos, inclusive aqueles mais comuns na mesa dos brasileiros. No Ceará, o trabalhador precisou comprometer 56,64% do salário mínimo para comprar os alimentos básicos, sendo o preço mais alto do Nordeste.


O nutricionista do Sistema Hapvida, Igor Oliveira, sugeriu algumas dicas que podem ser adotadas na hora de buscar fazer boas escolhas, a fim de uma alimentação equilibrada.


“É muito comum as pessoas acabarem optando por alimentos industrializados, porém, o cuidado no consumo excessivo desse tipo de alimento é muito importante, principalmente se você já tem algum problema de saúde, como uma doença metabólica (diabetes, hipertensão)”, alerta o nutricionista.


A cenoura acumulou alta de 166% nos últimos 12 meses, ou seja, se o consumidor que era acostumado a pagar R$ 5, agora, tem que dispor de R$ 13,30 para a mesma quantidade.


“Podemos trocar esses vegetais por alguns da época: o pepino, o chuchu, a berinjela, a abobrinha, são ótimas opções para uma variedade de nutrientes e um valor um pouco mais acessível, ajudando na economia”, indica o especialista do Hapvida.


Açúcares, corantes e conservantes seguem devendo ter seu consumo observado à rigor, e devendo, sempre que possível, ser substituídos por opções naturais.





*Com Assessoria Commonike.

Nenhum comentário:

Postar um comentário