segunda-feira, 14 de março de 2022

Futuros policiais civis iniciam formação para reforçar a segurança pública com o trabalho de inteligência e investigação

Foto: Ascom

Teve início nesta segunda-feira (14) o curso de formação dos futuros policiais civis do Ceará. A aula inaugural ocorreu na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), em Fortaleza, e contou com a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, e do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron. Ao todo, 533 aprovados participam da capacitação, sendo 411 futuros inspetores e 123 novos escrivães. A previsão de conclusão do curso é em junho próximo.


O chefe do Executivo estadual destacou o trabalho de estruturação que vem sendo feito, mas com foco na valorização do profissional. “O Ceará hoje tem o que há de melhor em termo de armamento. Todo policial tem sua arma. Temos a maior frota de aeronaves biturbina do Brasil. Estamos apostando na inteligência e tecnologia. Temos o sistema de videomonitoramento, novos batalhões no interior, mais delegacias 24h, viaturas, motos. Porém o mais importante na segurança são vocês. Portanto, a minha gratidão. Considerem-se vitoriosos. Daqui a três meses vocês estarão todos nomeados. Que Deus abençoe e vocês possam cumprir essa missão honrosa”, enfatizou o governador.


Camilo Santana disse ainda que “a área da segurança pública é desafiadora no Brasil inteiro. Desde 2015 a gente vem procurando fortalecer as nossas equipes contratando novos profissionais e valorizando. Isso é uma forma de reconhecer o trabalho. Ser policial é uma profissão muito desafiadora. Ele coloca a vida dele em risco para proteger a nossa população”, reconheceu.


Formação


O curso é voltado para a habilitação dos futuros inspetores e escrivães que irão reforçar a polícia judiciária do Governo do Ceará. Eles atuarão em ações investigativas, apuração de infrações penais, prisões e outros procedimentos.


Além dos conteúdos que ajudam na tarefa diária de um policial, os alunos terão acesso a conceitos que contribuirão para o caráter deles como profissionais. Na visão de Izolda Cela, esse aprendizado bem feito terá ligação direta com os resultados desejados. “Foi uma peneira fina e vocês com certeza são vitoriosos. Agora, seguem essa nova e importante etapa, onde vocês vão ter a oportunidade de conhecer melhor o ambiente, o trabalho e, principalmente, a apreensão de valores que são demarcados e constituem a organização a que vocês querem ingressar. É a partir dessa introversão dos valores que a sociedade cearense vai ter servidores conectados àquilo que é tão caro a nós, que é a possibilidade de termos uma segurança que traga para as pessoas um bem viver. Vocês terão um papel importantíssimo nisso”, enalteceu a vice-governadora.


Com 728 horas/aula, sendo 602 na modalidade presencial e 126 EAD, a capacitação vai contar com disciplinas de conhecimentos integrados, jurídicos e específicos, abordando assuntos como: técnicas operacionais; tiro policial; defesa policial; condução veicular operacional; técnicas de entrevista; sistemas de informação policial aplicados à prática cartorária; armas e munições letais e menos letais e equipamentos; introdução à investigação policial; direitos humanos e atuação do profissional de segurança pública frente aos grupos vulneráveis, dentre outras disciplinas. Além disso, serão promovidas atividades complementares com seminários e palestras.


Aumento do efetivo

De 2015 para cá, já foram contratados 1.296 profissionais para a Polícia Civil – o que representa atualmente 40% do efetivo, sendo 601 inspetores, 441 escrivães e 254 delegados. “O Ceará vem investindo cada vez mais. Apenas falando da Polícia Civil, o governador Camilo Santana terá nomeado quase 2 mil policiais (ao final deste ano), isso representa quase 50% do efetivo. Ao longo de 2022, a Aesp tem a missão de formar quase 4 mil profissionais da segurança”, apontou o secretário Sandro Caron.


Ao dar as boas-vindas aos futuros servidores do efetivo da Polícia Civil, o delegado-geral Sérgio Pereira destacou que, mesmo com todo o investimento que vem sendo feito na área, os polícias continuarão sendo a ferramenta mais efetiva e importante para o Governo do Ceará na luta contra a criminalidade. “A gente faz uso da tecnologia e de todo esses equipamentos, mas nossa principal arma são vocês. Sejam sempre os melhores. A nossa profissão é uma das mais nobres do mundo. É você se arriscar para defender a vida de um terceiro. Somos protetores. Desejo a vocês um bom curso”, afirmou o chefe da Polícia Civil.




*Com Ascom Governo do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário