quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Carnaval 2022: Triângulo Crajubar mantém ponto facultativo

Triangulo Crajubar - Foto: Reprodução

Com o objetivo de conter o contágio da Covid-19, as festas de pré-carnaval e de  Carnaval 2022, como os tradicionais blocos de rua, estão canceladas em todo o Ceará. Conforme o governador Camilo Santana (PT), o ponto facultativo nos órgãos públicos do Estado para os dias de carnaval também está cancelado. Entretanto, na região Crajubar, os municípios de Crato, Juazeiro e Barbalha decidiram manter o ponto facultativo durante o feriado.


A decisão do cancelamento do feriado, que seria na terça-feira, dia 1º de março, foi divulgada pelo gestor estadual no início de fevereiro. A recomendação feita por Camilo é de que instituições de ensino e estabelecimentos comerciais também suspendam o ponto facultativo e continuem funcionando normalmente durante os dias de Carnaval. Conforme decreto vigente, eventos corporativos, entretanto, tiveram a permissão para capacidade de público aumentada. Agora, é possível acolher 1.500 pessoas em ambientes fechados e 3 mil em ambientes abertos. A fiscalização para conter aglomerações também passará por mudanças, sendo intensificada.


Após manter o ponto facultativo em Juazeiro do Norte, o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) ressaltou que os dados epidemiológicos atuais do município permitem permanecer dessa forma, visto que a cidade não costuma ter grandes festas carnavalescas. Em Barbalha, a mesma decisão foi tomada. Já o município de Crato, que havia realocado o feriado do “Dia do Comerciário”, que seria no dia 30 de outubro, para o dia 1º de março, terá somente o sábado (26) de funcionamento normal. Sobre as tradicionais festividades da região para esta época, os três municípios terão programações culturais virtuais que serão divulgadas pelo Portal Badalo em breve.


Operação Carnaval 

De acordo com Camilo Santana, na “Operação Carnaval”, as forças de segurança do Ceará vão atuar contendo aglomerações durante o feriado.


“Esse não é momento para estarmos fazendo festa. É momento de superarmos a terceira onda, vacinar a população. (…) A Operação Carnaval, que a gente sempre teve, vamos colocar no sentido de que a gente evite qualquer tipo de celebração nesse período”, disse Camilo em coletiva de imprensa realizada na Assembleia Legislativa (AL-CE) no último dia 02 de fevereiro.


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também fará parte da operação, iniciando seus trabalhos a partir da sexta-feira (25). A fiscalização será intensificada, assim como o policiamento nas rodovias federais, com foco em locais com maior índice de acidentes e infrações.



*Da redação do Blog do Mateus Silva com Portal Badalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário