segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Black Friday: empreendedores do Cariri se preparam para a chegada da data

Foto: Juliana Sátiro

A “Black Friday”, uma das datas comerciais mais esperadas do ano, acontece nesta sexta-feira (26), em todo o Brasil. A data é de origem americana, mas adotada por quase todo o mundo, em que os comerciantes apostam em grandes promoções e baixa nos preços para alavancar as vendas. No Cariri não será diferente, diversas “chuvas de ofertas” já vem sendo divulgadas pelos comerciantes locais de lojas físicas e online há alguns dias.


Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que em 2020, mesmo com a economia afetada pela pandemia de Covid-19, houve um crescimento de 24% em relação a 2019, um dos melhores anos de vendas para o comércio. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro do Norte, existem pessoas que passam o ano se programando para comprar nesse período, movimentando assim o mercado. Por esse motivo, a instituição está otimista para as vendas em 2021.


Em comemoração a tão esperada Black Friday,  Vitória Feitosa, proprietária de uma loja online de acessórios femininos, em Juazeiro do Norte, já ofereceu descontos de até 70% em seus produtos desde a última semana. Ela conta que, apesar das dificuldades enfrentadas, como o aumento dos preços, as expectativas para esse ano chegam a ser maiores do que as do ano passado. “Eu estipulei uma meta bem maior do que a do ano passado, minhas expectativas estão bem maiores, apesar de estarmos em um momento difícil, acho que conseguiremos ultrapassar 2020, é o que eu espero”, afirmou.


Ao ser questionada sobre o crescimento da inflação em 2021, que tem projeção de quase 10%, Vitória acredita que o poder de compra está só diminuindo. Ela explica que de toda forma, em 2020,  o pagamento do Auxílio Emergencial foi capaz de movimentar melhor a economia. “As pessoas estavam gastando bem mais, principalmente em lojas online, pois não tínhamos comércio aberto”, ressalta.


Black Friday no Cariri

A empresária Roberta Amorim, fundadora de uma loja que é referência em moda feminina no município de Várzea Alegre, também diz que está bastante otimista para o evento anual. “O comércio varejista sofreu bastante os impactos da pandemia de Covid-19, nós lojistas, tivemos o estoque parado e também a pouca procura por artigos que se tornaram ‘supérfluos’ comparados a aquisição de itens de necessidade básica. Então mesmo tentando reaquecer as vendas com ações em outras datas, a Black Friday é, de fato, o período em que todo brasileiro espera para adquirir o que deseja”, afirmou.


Roberta acentua que para os lojistas conseguirem fazer boas vendas, mesmo que na Black Friday, é ideal a utilização de outras ferramentas que atraiam os clientes. “Descontos que realmente sejam verdadeiros, parcelamento, qualidade do produto, experiência de compra. Pois o consumidor além de estar mais seletivo nos gastos, ele está muito mais consciente com o que de fato vale a pena investir, visto que o país está passando por uma instabilidade na economia”, reiterou.




*Com Juliana Sátiro/Badalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário