sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Referência em casos de AVC, HRC soma mais de 730 atendimentos neste ano

Foto: Divulgação

Segundo a Secretaria Estadual do Estado do Ceará (SESA), o Hospital Regional do Cariri (HRC) já soma 735 pacientes que deram entrada na unidade de AVC do Hospital somente este ano. O número já se aproxima da quantidade de casos do ano passado (quando houve queda por causa da pandemia da Covid-19), que foi de 844. Em 2019, foram mais de mil atendimentos. A SESA avisa que apesar de o AVC atingir, em sua maioria, pessoas com mais de 70 anos, toda a população deve ficar alerta.


O HRC possui Emergência que funciona 24 horas todos os dias da semana, com atendimento específico voltado para os pacientes com AVC com acesso à medicação específica – o trombolítico, que diminuiu a mortalidade e a morbidade de pacientes que têm AVC na fase adulta. “A gente também tem uma unidade de AVC onde é possível que o paciente tenha acesso a especialistas na doença, e temos um serviço de reabilitação multidisciplinar”, explica Gustavo Vieira Rafael, neurologista e coordenador do serviço.


Além do atendimento na Emergência, após a alta, caso haja indicação, o paciente é acompanhado por uma equipe multidisciplinar, com neurologista, profissional de Enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista e assistente social. “Isso possibilita a adesão do paciente ao tratamento; ele se sente mais acolhido”, pontua Vieira.



*Leia mais: LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário