terça-feira, 19 de outubro de 2021

”Dia do Médico” é comemorado com cirurgias de reconstrução mamária gratuitas no Hospital Santo Antônio

Por meio da campanha “Por amor à vida, te quero bem”, do outubro rosa, o Hospital Santo Antônio, mantido pela Fundação Otília Correia Saraiva, juntamente com o médico cirurgião plástico, Paulo José, foi realizada nesta segunda-feira, 18, dia do médico, a cirurgia de reconstrução mamária em duas mulheres carentes da região do Cariri, que tiveram suas mamas retiradas em decorrência de câncer.


De acordo com o cirurgião, a importância da campanha está no fato de ajudar no resgate da autoestima dessas mulheres, que até então vinham se sentindo pessoas agredidas do ponto de vista anatômico. “Por uma necessidade, elas tiveram um órgão de extrema relevância retirados do corpo. Isso, sem sombras de dúvidas, meche psicologicamente com a pessoa. A reconstrução mamária tem a vantagem de promover a reintegração física, mental e social. Eu me sinto lisonjeado e feitor de uma atitude extremamente importante, pois nesse dia do médico eu consegui fazer um pouco o que reza o nosso juramento de formação, ou seja, nos dedicar para conseguir melhorar de alguma forma as vidas das pessoas”, disse Paulo.


Uma das contempladas com a cirugia foi Anália Maria, agricultora e residente no município do Crato. Ela destacou que está se sentindo renovada e feliz. “Eu sonhava muito em realizar essa cirurgia, mas Deus proporcionou na hora certa e no momento certo. Agradeço a Deus, a minha filha que fez minha inscrição, e a Direção do hospital, pois se não fosse a campanha eu jamais iria realizar esse sonho”, destacou.


A outra contemplada é da cidade de Juazeiro do Norte, Socorro Lopes, doméstica. “Estou muito feliz e não esperava. Agradeço as pessoas do hospital que lembrou da gente para fazer sermos uma pessoa realizada. É muito triste a pessoa perder um dos seus membros, mas hoje iremos voltar ao que a gente erámos antes do câncer”, disse.


É importante destacar que o Hospital é o responsável por custear todos os itens necessários para a realização dos procedimentos, antes e após a realização da reconstrução mamária das pacientes, sendo assim, as candidatas não tem nenhum custo com exames, prótese, internação, equipe médica, equipe de enfermagem, medicamentos e materiais.


Critérios de participação


As selecionadas têm acima de 40 anos e foram submetidas à mastectomia unilateral (retirada de uma das mamas após diagnóstico e tratamento de câncer de mama).





*Com Assessoria Commonike.


Todas comprovaram residência no triângulo Crajubar;


*As rendas não podiam passar de um salário mínimo;


*As paciente apresentaram boa condição de saúde, não estavam gestantes e testaram negativo para Covid, bem como estavam aptas para a realização da cirurgia após exames pré-operatórios e avaliação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário