segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Baixo volume de água nos açudes coloca Ceará em estado de 'alerta', diz Cogerh

Foto: Gioras Xerez

O Ceará possui apenas dois açudes volume acima de 90% da capacidade e outros 65 com volume inferior a 30%, de acordo com dados do portal hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) atualizados até esta segunda-feira (18). A situação deixa o estado em situação de alerta.


"O Ceará está quase que totalmente inserido no semiárido equatorial, caracterizado pela irregularidade climática. Sempre, independente do nível de reserva dos açudes, deve-se manter a diligência no uso da água. O estado hoje é considerado de alerta", afirmou a companhia em nota.


O açude Caldeirões, no município de Saboeiro tem 93,18% da capacidade; e o açude Germinal, em Palmácia, está com 91,87% do volume máximo. Nenhum se encontra sangrando.


Segundo a Cogerh, os volumes estão ligeiramente inferiores ao mesmo período do ano passado, mas são suficientes até o início da quadra chuvosa de 2022.


O volume geral dos reservatórios do estado hoje é de 24% da capacidade total ( 4 bilhões e 450 milhões de um total 18 bilhões que Ceará tem disponível.


Na última quinta-feira (14), os reservatórios de hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste, que respondem por mais da metade do potencial de geração de energia do país, registraram o mais baixo armazenamento médio de água para esta época do ano desde 2000, quando teve início a série histórica do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).


Fonte: G1/CE

Leia mais: Link





Nenhum comentário:

Postar um comentário