segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Profissionais do HRC e vítimas da Covid-19 são homenageados com plantação de mudas

Foto: Josimar Segundo

Com a desativação parcial da unidade de campanha montada na área externa do Hospital Regional do Cariri (HRC), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) gerido pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), um ato ecumênico foi realizado nesta segunda-feira (27) para homenagear vítimas da Covid-19 e profissionais da Saúde que seguem atuando no combate à pandemia.


Na ocasião, foram plantadas duas mudas de ipê – um branco e outro rosa. O primeiro ficou no jardim da Emergência, homenageando todas as vítimas da doença. O segundo foi fincado ao lado da entrada principal do HRC como forma de agradecer a todos os trabalhadores da Saúde pelo enfrentamento ao período pandêmico.


    Foto: Josimar Segundo


Segundo a diretora-geral do HRC, Demostênia Coelho Rodrigues, o ato realizado nesta segunda “representa um momento de celebrar muitas vitórias, de agradecer a Deus por ter nos dado forças para seguir adiante, buscando a cada dia salvar o maior número de vidas possível”. Ela reforça, ainda, que a pandemia não acabou e que, portanto, é preciso manter todos os cuidados biossanitários para garantir que a situação epidemiológica do Estado siga melhorando. “O desejo é de que, muito em breve, quando toda a população estiver vacinada, essa pandemia possa constar apenas nos livros de História”, destaca.


Desde março de 2020, quando o primeiro caso de paciente com coronavírus foi registrado no Estado, mais de quatro mil atendimentos a vítimas de Covid-19 foram realizados no hospital, referência para 45 municípios do interior do Ceará. Cerca de três mil pacientes receberam alta até este mês de setembro.


Demostênia Rodrigues ressalta a atuação do Governo do Ceará, por meio da Sesa, “por todo o apoio que foi dado às unidades que se empenharam no tratamento dessa doença tão avassaladora, com ênfase para a importância do SUS [Sistema Único de Saúde] no enfrentamento à esta pandemia, uma das maiores crises já vividas na Saúde”.


Homenagem

O ato ecumênico contou com a presença do pastor Francisco Fabiano, da Igreja Batista, e também do padre Paulo Borges, da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores. Os dois líderes religiosos discursaram palavras de agradecimento pelos serviços prestados em prol da assistência às vítimas da Covid-19 e de todo o empenho dos profissionais da Saúde do HRC.


Para a plantação das mudas, que foi realizada em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Semasp), foram convidados dois profissionais de saúde do HRC. O médico pneumologista Jacob Duarte, que esteve durante todo esse tempo atuando na linha de frente, e a enfermeira Rosemary Barbosa, que perdeu o pai e a mãe para a doença. “Quando estes ipês estiverem grandes e frondosos, serão vistos e lembrados como um marco de um dos momentos mais difíceis já vivenciados pela nossa geração de profissionais”, pontua Duarte.




*Da redação do Blog do Mateus Silva com Ascom HRC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário