sexta-feira, 13 de agosto de 2021

A SEMANA EM PORTEIRAS



Com o intuito de otimizar as políticas ambientais, O Governo Municipal de Porteiras, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, formalizou a criação da Associação Municipal de Catadores de Materiais Recicláveis de Porteiras/ACMARES. Uma das atribuições da entidade é fortalecer a coleta seletiva, ação implantada no município em 2017, de onde os associados obtêm parte de suas rendas mensais com a atividade da reciclagem. O lançamento ocorreu na quarta-feira, dia 11 de agosto.

 



A criação da Associação de Catadores também terá impacto positivo com o advento do Aterro Sanitário Municipal, que já esta em fase de construção, e que contribuirá com a coleta seletiva. A formalização da  ACMARES, além de organizar o trabalho dos catadores, possibilitará a estes o acesso futuro das políticas publicas disponíveis, incluindo ainda benefícios como bolsa catador - oferecida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, adesão ao Programa RECUPERA do Governo Federal, que repassa bônus a mais para associação de R$ 65,00 reais por cada tonelada de material reciclável recolhida perante a apresentação da nota fiscal , além de capacitações, recebimentos de equipamentos de proteção individual (EPIs) e outros incentivos que serão oferecidos pelo município. 



CUIDADOS COM A NOVA VARIANTE

Apesar de os números da Covid-19 têm apresentado significativa melhora em Porteiras, diante de toda uma política de vacinação e organização dos protocolos sanitários, o município redobra as atenções sobre a nova variante em circulação pelo Estado, ameaça que exige uma postura correta por parte da sociedade.


Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde realizou na quarta-feira (11) uma reunião geral com motoristas de transportes alternativos interestaduais e intermunicipais, para tratar das medidas de contenção das possíveis novas variantes, sobretudo em relação a passageiros oriundos de regiões que as autoridades de saúde apontam a presença do novo vírus, como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, por exemplo. Orientações como exigência da testagem das pessoas e aferição de temperatura foram colocadas aos condutores.


A Vigilância Sanitária do município destaca a importância da participação dos motoristas no controle essencial, assim como aconteceu ao longo das barreiras sanitárias, no auge da crise do Coronavírus, iniciativa que colaborou diretamente com os resultados obtidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário